segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Iscas de figado à portuguesa




Após a matança do porco neste fim de semana em casa dos meus sogros aparece uma coisa maravilhosa que só como nestas alturas: O figado. Quando era miúda e tinha que comer isto na escola, para mim era uma refeição de fome porque detestava. Hoje em dia, um pouco mais crescidinha adoro este pratinho. Além disso ainda soube melhor porque foi usada banha de porco que eu própria fiz em casa. Foi coisa que eu nunca me imaginei a fazer, mas se em vez da de compra puder comer algo mais caseiro. Por isso ontem quando chegámos a casa fomos tratar de a fazer...

0,5 kg figado de porco, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, 1dl vinho branco, 1 colher banha, 1 colher de azeite, 1colher de vinagre, 1c. chá salsa picada

Corte o figado em " iscas" fininhas e deite numa taça. Tempere com alhos esmagados, sal, pimenta, louro e vinho branco. Deixe assim algumas horas.
Deite a banha na frigideira juntamente com o azeite e deixe aquecer. Frite o figado. Logo que esteja a seu gosto junte o tempero que ficou na taça e deixe ferver mais um minuto. Adicione o vinagre, mexa e deite na travessa. Polvilhe com salsa picado.
Sirva com batata cozida ou frita.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!