quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fofo de peixe e cenoura



Este é também um pratinho fácil, daqueles que faço quando chego a casa depois do ginásio.. É um prato semelhante ao peixe espiritual, que ficava ainda melhor se não me tivesse esquecido de temperar...:) Para quem não gosta muito de pescada ( como eu) é uma forma boa de a fazer, porque fica bem disfarçada...

1 carcaça,100 ml de leite (utilizei a olho),1 cebola, 2 dentes de alho,50 g de azeite,2 cenouras grandes,50 gr de vinho branco,3 lombos de pescada ( eu usei filetes),1 gema,Sal, gengibre e pão ralado q.b.- as quantidades fiz mais ao menos a olho, aliás é o que faço isso muitas vezes, mas para vocês ponho as quantidades certinhas...

Tradicional: Coza o peixe. Desfie o peixe.
Demolhe o pão no leite e reserve.
Pique a cebol e os alhos. Leve a refogar no azeite cerca de 5 min.
Rale ou triture a cenoura e junte à cebola.
Junte o vinho e deixe refogar uns minutos para evaporar um pouco.
Junte o peixe e tempere. Deixe refogar uns minutos.
Junte o pão com o çeite e envolva bem. ( Eu triturei um pouco para ficar mais desfeitinho).
Coloque o preparado num pirex. Pincele com gema( eu não coloquei) e polvilhe com pão ralado. Leve ao forno para tostar.
Aqui antes de ir ao forno...



Acompanhei com bróculos cozinhados no microondas
Bimby: Demolhe o pão no leite e reserve. Coloque a cebola e os alhos no copo e programe 5 seg Vel 5. De seguida limpe as paredes do copo com a ajuda da espátula, adicione o azeite e programe 5 Min Temp 100º Vel 1.
Quando terminar o tempo coloque as cenouras cortadas grosseiramente e programe 5 Seg Vel 5. Limpe as paredes do copo e refresque com o vinho, programando de seguida 2 Min Temp Varoma Vel 1 para evaporar um pouco.
Coloque a Borboleta e adicione os lombos de pescada lascados, tempere com sal e gengibre a gosto e programe 5 Min Temp 100º Velocidade Colher Inversa.
Acrescente o pão com o leite e envolva com a espátula, de seguida coloque o preparado num pirex, pincele com a gema, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno pré aquecido a 200º durante 10 minutos ou até achar que está a seu gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!