terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Polvo de cebolada em crosta de broa de milho com azeitonas e tomate seco



Costumo trazer quando vou ao pingo doce algumas das receitas que eles têm naqueles folhetos. Esta já cá está em casa há algum tempo mas só agora foi experimentada. Isto porque o maridinho gosta muito do tradicional arroz de polvo e quando lhe falo em outros prato, torce um pouco o nariz. Hoje convidei os meus pais para jantar e todos eles adoraram este prato, não se cansando de elogiar. E realmente este é um prato fabuloso, dos melhores pratos de polvo que comi até hoje. Recomendo vivamente...


1 polvo, 2 cebolas, 5 c.s azeite, 3 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1c. Chá sal, 1/ 2 c. café pimenta, 300 gr caldo verde, 300 gr broa de milho, 20 gr tomate seco, 20 gr azeitonas pretas laminadas, 1 c.chá oregãos


Coza o polvo com uma cebola inteira. Depois de cozido corte em pedaços uniformes( eu deixei em pedaços grandes. Usei as partes maiores para esta receita e deixei a cabeça e as pernas mais pequenas para uma outra receita).
Corte a outra cebola em rodelas finas. Leve a saltear numa colher de sopa de azeite com metade do alho e louro. Junte o polvo e envolva. Tempere com sal e pimenta.
Escalde o caldo verde e de seguida salteie numa colher de sopa de azeite e o restante alho.
Espalhe o caldo verde no fundo de um pirex e sobre ele disponha o polvo com a cebolada. Por cima deite o miolo de broa bem esfarelado. Regue com o restante azeite previamente misturado com o tomate seco picado, azeitonas laminadas e oregãos. Leve ao forno 10 min a 200º.
Aqui está ele no pratinho pronto a ser devorado...

3 comentários:

  1. Bem eu já comia um pratinho dessa maravilha!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. gostei muito...aprovadissímo!!a repetir..

    ResponderEliminar
  3. nao estava nada mal.
    estou sempre disposto a experimentar pratos novos.
    vou estar atento.

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!