segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semifrio de morango





Quando vi esta receita achei que iria ser fantástica.. Só que desde o ínicio que não correu nada bem. A base cresceu muito e tive que fazer de bolacha. Depois quando desenformei a gelatina desfez-se e já lá estava há 6h...

Bem nem queiram imaginar o que saiu depois desta foto... Desmanchou-se por completo! de sabor é óptimo, mas terá que ter algumas alterações, mas o erro deve ter sido meu. De qualquer forma aconselho a por umas folhas de gelatina no creme para que solidifique mesmo.
Não vou desistir e vou testá-la mais vezes. Vou fazer algumas alterações e depois se correr bem digo-vos...

Base de bolo :100 g de açúcar,2 ovos,3 colheres de sopa de leite,100 g de margarina amolecida,250 g de farinha,1 colher de chá de fermento

ou
250 gr bolacha maria, 150 gr manteiga, 1 ovo

Creme:1 lata de leite condensado,1/2 l de leite,2 colheres de sopa de farinha custard ( poderá também usar maisena e um pouco de aroma de baunilha),casca de limão
1 colher de sopa de margarina
Ultima camada:1 gelatina de morango,300 g de morangos laminados,1 colher de sopa de açúcar


Bata muito bem os ovos com o açúcar, junte o leite, margarina e continue a bater.
Adicionar aos poucos a farinha e o fermento, batendo muito bem.
Colocar a massa numa forma sem buraco de aro amovível, untada de margarina e polvilhada de farinha. Levar ao forno a cozer.
Eu fiz esta base mas não correu bem, porque cresceu imenso e depois ãchei que não ia ficar nada de jeito. Por isso fiz esta base de bolacha.

Entretanto faça o creme:
Misture todos os ingredientes e leve ao lume até engrossar. Retire, e deixe arrefecer. (Retire a casca de limão).
Faça a gelatina seguindo as instruções da embalagem, reserve ( eu acho que deverá ser com menos água)
Polvilhe os morangos com o açúcar.
Depois de o bolo cozido, solte-o da forma, mas não desenforme; deixe arrefecer um pouco. Coloque sobre o bolo o creme, leve ao frigorífico por + ou - 30 minutos.
Depois distribua os morangos sobre o creme, e regue com a gelatina. Leve ao frigorífico pelo menos 3 horas.
Desenforme com cuidado e sirva bem fresco.

2 comentários:

  1. Apesar dos percalços ficou bem bonito e apetitoso :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. A mim correu-me muito bem, que provei esta sobremesa deliciosa! Tens que experimentar mais vezes até ficar mesmo bem, eu não me importo de ir provando para ver como fica! Carla

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!