sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Risotto de peixe




A primeira vez que comi um risotto foi em casa de uma amiga e a partir daí fiquei fã. Desde aí tenho experimentado vários, mas só agora pus aqui uma receita. Eu faço na bimby porque foi com ela que comecei a fazer, mas dá para fazer em qualquer tacho. É um prato muito fácil e que fica delicioso. Quanto a mim é um arroz de peixe bem melhor.


300 gr arroz para risotto , 100 gr vinho branco,800 gr (são 800ml) de água, 1 cebola, 3 dentes alho, 100 gr alho francês, 1 tomate( eu usei tomate em pedaços de lata-cerca de 1/2 lata), 60 gr azeite,sal, coentros, Peixe a gosto (usei perca), camaróes


Cozer os camarões nas 800 gr. de agua, 5 min, 100º vel. 1. Reservar a água.
Descascar os camarões e reservar.
No copo colocar a cebola, o alho, o alho francês, o tomate e o azeite. Programar 7 min, 100º vel. 1. No fim triturar alguns segundos vel.5.
Na varoma colocar o peixe já descongelado.
Colocar a borboleta.
Deitar a agua dos camarões, o vinho e o arroz. Colocar a varoma em cima do copo.
Programar 15 min, temp. varoma, vel. colher inversa.
Quando tudo estiver cozido, deita-se o rissoto num pirex, corta-se o peixe em pequenos bocados e junta-se ao rissoto e tambem o camarão.
Salpicar com coentros (ou outra, eu pus cebola.

Beringela recheada com massa



Para quem gosta de massa com molho de tomate esta receita é muito boa. Sim tem beringela, mas mal se nota.E para fazer uma refeição diferente e mais ligeira é optima. Os ingredientes que estão aqui são os da receita original, mas eu adaptei as quantidades a meu gosto.

225 gr penne, 4 c.s azeite, 2 beringelas, 1 cebola picada, 2 dentes de alho, 400 gr tomate enlatado picado,2c.cha oregãos, 60 gr queijo mozzarella, 25 gr queijo parmesão ralado, 2c.s pão ralado

Coza a massa.Escorra e mantenha quente.
Corte as beringelas ao meio e tire a polpa.Pincele o interior com azeite.Pique a polpa
Aqueça o restante azeite. Refogue a cebola até ficar translucida. Junte o alho e frite 1 min. Junte a beringela e refogue, mexendo, cerca 5min. Misture o tomate e os oregãos. Tempere. Retire a frigideira do lume e junte a massa.
Pincele o tabuleiro com azeite e disponha as cascas das beringelas. Divida metade da mistura de massa pelas cascas. Salpique com o queijo mozzarella e empilhe a restante massa por cima. Misture o queijo parmesão e o pão ralado por cima.
Leve ao forno a gratinar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tirinhas de peru com vinho do porto


Cá está mais uma receita para dar utilidade à actifry e sem sujar o fogão. Mas claro que dá para fazer na frigideira e fica igualmente boa. É uma boa alternativa aos bifinhos com natas e igualmente boa.


2 bifes de peru,200g de cogumelos, 1 cebola grande, 2 dl de caldo de carne , 1 dl de vinho do Porto
2 colheres de azeite, 2 colh sopa de farinha, sumo de limão qb, sal e pimenta qb, salsa picada qb


Corte os bides em tirinhas e tempere com sal, pimenta e sumo de limão.
Polvinhe-as com farinha.
Coloque a carne dentro da actifry, junte o azeite e programe 8 min.
Retire e reserve.
Pique a cebola e deite-a na actifry juntamente com os cogumelos, o caldo de carne e o vinho do Porto e programe 8 min.
Junte o frango reservado, polvilhe com salsa picada e deixe cozinhar 10 min.
Como o molho estava um pouco liquido dissolvi um pouco do molho com maisena para o engrossar e ficou um molho cremoso e a saber a limão

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Coelho com cogumelos


Cá está uma receita que nunca tinha publicado, com coelho.Muitos não gostam, mas para quem gosta aqui fica uma receitinha diferente e muito saborosa.

1 coelho, 150 gr cogumelos, 2 cebolas, 2 cenouras, 5 c.s azeite, 2 c.s farinha, 2 dl natas, 2,5 dl vinho branco, 4dl caldo de carne, sumo de 1limão, 1ramo de salsa


Corte o coelho em pedaços. Leve ao lume um tacho com azeite, deixe aquecer bem. Junte os pedaços de coelho e deixe-os cozinhar até ficarem bem douradinhos de ambos os lados.
Pique as cebolas e corte as cenouras em rodelas. Adicione tudo ao tacho e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Depois polvilhe com farinha, mexendo sempre, regue com o vinho e o caldo de carne e mexa de vez em quando até ferver.
Junte os cogumelos, assim como o sumo de limão. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando 40min.Por fim junte as natas, deixe ferver. Polvilhe com salsa picada.

Noodles chineses com choquinhos


Esta receita pode não só ser feita na actifry, mas também no wok ou numa frigideira. É uma alternativa às lulas e que também fica bom.Para quem gosta de saber as utilidades desta nova fritadeira, aqui fica mais uma ideia...

300g de chocos, 1 cebola, 2 colh de azeite, 200 g de massa chinesa, 1 lata média de cogumelos laminados, 1 lata pequena de rebentos de soja, 1 cenoura grande laminada,1 caldo de peixe( Não coloquei),2 c. sopa de molho de soja,sal qb


Coloque os chocos na actifry.
Corte a cebola às rodelas, lamine a cenoura e coloque sobre os chocos.
Adicione os cogumelos, os rebentos de soja, o molho de soja, o caldo de peixe em pedaços e o azeite e programe 20 min.
Deite a massa numa taça e deite água a ferver. Deixe repousar durante 4 min.
Escorra a massa e junte aos chocos já cozinhados, dentro da actifry.
Programe 1 min para envolver.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bola de carnes



Se há coisa de que gosto é de tartes, quiches e bolas. Desta vez foi esta bola de carne, que sempre é um pouco diferente. É uma massa tipo pão e bastante saborosa. Mesmo para quem não tem bimby a massa não é muito dificil de fazer.


Massa:600gr farinha, 30gr fermento padeiro, 2ovos, 6c.s azeite, 2dl água
Recheio: 1cebola, 2dentes de alho, 1raminho de salsa, 80gr presunto, 120gr peito de peru cozido, 80gr fiambre, ovo batido(usei sobras de carne cozida)


Massa: Junte a farinha com o fermento, sal, ovos e azeite. Vá amassando e juntando água aos poucos, até obter uma massa lisa.Tape com um pano e deixe levedar pelo menos 30 min. Unte um tabuleiro com azeite e reserve.
Pique a cebola e os alhos, juntamente com a salsa. Corte o presunto em tiras finas e o peito de peru e o fiambre em cubinhos. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e aloure a cebola e o alho. Junte as carnes e a salsa.Tempere.
Divida a massa em 2 partes e estenda ambas sobre a bancada polvilhada com farinha. Distribua o recheio pelas duas, espalhe e enrole, obtendo 2 rolos.Pegue nos 2rolos e torça-os, enrolando-os um no outro. Coloque no tabuleiro já untando.
Pincele com ovo batido e leve ao forno a 180º por 35 min.
Aqui fica o interior...

Farfalle com salmão

Os peixes gordos devem ser comidos pelo menos 1 vez por semana.E como o peixe que mais gosto é salmão, acabo por fazer várias vezes receitas com salmão. E já que não gosto de comer sempre o mesmo, ando sempre a procurar receitas para o fazer de diferentes formas.Desta vez foi com massa.Ficou bom mas ligeiramente insoso, mas isso foi culpa minha:)


400 g de FusillI(eu usei farfalle),2 postas grandes de salmão fresco,2 gemas de ovos,2 embalagens de natas,2 colheres de sopa de ketchup,150 g de ervilhas pequenas cozidas,2 ovos cozidos,100 g de azeitonas descaroçadas e partidas,sal e pimenta

Coza os fusilli tricolore.
Lave e limpe as postas de salmão e polvilhe-as de sal.
Leve-as a cozer em água a ferver durante uns minutos.
Entretanto, faça um molho com as natas misturadas com o ketchup, as ervilhas cozidas, os ovos cozidos picados, as azeitonas partidas em lascas . Tempere de sal, pimenta ou salsa picada
Escorra as postas de salmão, retire-lhes toda a pele e as espinhas e lasque-as em pedacinhos.
Misture com o molho com a massa já escorrida ao lume e junte tambem o peixe.

Paella mista do mar


Esta é uma receita muito apreciada por toda a familia.Para mim é muito melhor que arroz de marisco( do qual eu não sou grande apreciadora).Para quem gosta de açafrão é óptima...

400gr ameijoa, 1 dl azeite, 3 dentes de alho, 250 gr camarões descascados, 300 gr lulas limpas, 1 kg lombinhos de tamboril, 1 c.café açafrão, 350 gr arroz carolino, 1/2 pimento vermelho, 1 limão


Depois de demolhadas as ameijoas, abra-as na frigideira com azeite. ( se desejar Reserve algumas para decoração) Retire a concha às restantes e reserve. Leve ao lume um recipiente que vai utilizar para fazer a paella.Verta-lhe o azeite e os alhos inteiros e deixe refogar. Junte os camarões, o miolo de amêijoa, os lombos de tamboril cortados ao meio e temperados com sal, o açafrão e o arroz. Mexa e deixe cozinhar 1 ou 2 min. De seguida junte 7dl água quente e deixe ferver. Quando o arroz estiver cozido mas ainda húmido, leve o recipiente ao forno de preferencia tapado cerca de 16min.(não costumamos fazer este passo, pois o arroz acaba por secar na frigideira)Decorrido esse tempo retire e decore com pimento em tiras, as ameijoas e limão.
No prato regue o arroz com sumo de limão que fica ainda mais saboroso

domingo, 25 de outubro de 2009

Massa à lavrador

Esta é uma receitinha feita pelo maridinho.Já a minha sogra a faz.É uma receita fácil, mas um pouco "pesada",é uma espécie de rancho.

Entrecosto, chouriço de carne, cenoura em palitos ou rodelas, cebola picada,couve cortada em juliana, polpa de tomate, azeite

Faça um refogado com a cebola, cenoura e um pouco de azeite. Junte depois a couve, a carne, polpa de tomate e deixe cozer. Enquanto coze desfaça um pouco do feijão e junte-o ao tacho.
Junte depois mais água e a massa. Deixe cozer. Quase no final junte o restante feijão.
Espero que gostem...

sábado, 24 de outubro de 2009

Semifrio de pessego



palitos la reine, 1 lata de leite condensado, 500gr queijo creme , 2 pacotes de natas, 7 folhas de gelatina, 1pacote de gelatina pêssego, 1lata de pêssego em calda

Molhe os palitos na calda de pessego e forre uma forma de fundo amovivel. Reserve.
Demolhe a gelatina em agua fria e reserve.
Bata as natas em chantily. Retire.
Bata o leite condensado com o queijo até ficar uniforme.
Junte as natas e envolva bem.
Sempre com a batedeira ligada junte a gelatina derretida.
Deite esta mitura por cima dos palitos e leve ao frigorifico para solidificar umas horas.
Corte os pêssegos em fatias finas e verta sobre o creme solidificado.
Prepare a gelatina e deixe arrefecer.Verta sobre o pêssego.
Leve ao frigorifico para solidificar.
Depois de provado...aqui fica o interior

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pães recheados com chocolate


Pois é estou em casa mas não consigo tar parada.Hoje decidi fazer um lanche diferente e por isso experimentei estes paezinhos.Desta vez a receita foi feita na bimby e com ajuda da actifry.Sim porque esta fritadeira não serve só para fritar batatas.Em 10min os pãezinhos tavam prontos e deliciosos...
Penso que dando asas à imaginação dá pra fazer a massa com uma batedeira ou à mão e cozê-los no forno.Basta ter imaginação.E garanto que vale a pena

125 grs de leite,25 grs de margarina,25 grs de açúcar(para próxima ponho um pouco mais de açucar),1/2 saqueta de fermento padeiro),1/2 c.chá sal, 250grs de farinha, Chocolate

No copo da BIMBY coloque o leite, a margarina, o açúcar e o sal e programe 1min , 37º, vel.2.
Junte o fermento e a farinha e marque 20seg., vel.6. Depois mais 3min, vel. espiga.
Deixe a massa repousar 30m.
Coloque o chocolate no meio e forme os pãezinhos e pincele com ovo batido com um pouco de leite.
Coloque na ACTIFRY e programe cerca de 10min.

Arroz de pato




Bom este talvez seja um prato que muitas de vós fazem.No entanto eu ainda não vi ninguem que a fizesse como a minha mãe, por isso vou por aqui. Cá em casa gostamos muito.

pato cozido e desfiado, arroz agulha, cenoura, cebola, alho, polpa de tomate, chouriço( se desejar)

Coza o pato e desfie.Guarde a água.
Num tacho faça um refogado com cebola, alho, cenoura picada e poderá também colocar pimento vermelho. Deixe refogar um pouco. Junte a polpa de tomate. Junte depois água(metade da água do pato e água sem ser da cozedura) em quantidade que deverá ser menos que o dobro da quantidade de arroz. Junte depois o arroz e deixe cozer até ficar al dente.
Leve depois ao forno para acabar de cozer. Se desejar pode colocar chouriço em rodelas

Bacalhau com broa


Esta é uma receita já conhecida por muitas de vós. até já está noutro blog.já comecei a dar esta receita há algum tempo e já muitas pessoas a fizeram, no entanto aqui fica a receitinha para não esquecerem. No entanto, esta tem um ingrediente adicional que eu não ponho, mas como foi a maezinha que fez ela pôs( a salsa).

Bacalhau desfiado(pode ser uma embalagem de bacalhau desfiado ou bacalhau cozido e depois desfiado), ovos cozidos, cebolas, alhos, broa triturada

Faça uma cebolada com a cebola em rodelas, alhos picados e bastante azeite(se desejar coloque salsa).Tempere com sal e pimenta.
Coza os ovos.
Triture a broa.
Num pirex coloque azeite no fundo. Por cima coloque um pouco de broa. Depois o bacalhau, a cebolada, os ovos em rodelas e por fim a broa. Leve ao forno até o bacalhau cozer e a broa tostar.



Pois é voltei.Não consigo ficar muito longe daqui.Vou por algumas receitas, embora tenham sido a minha querida mãezinha que fez no meu primeiro dia após a minha estadia no "SPA":)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009




Por uns dias não vai haver receitinhas novas..espero voltar em breve.Até la fiquem bem e bons cozinhados...:)

domingo, 18 de outubro de 2009

Feijoada à brasileira


Esta receita tem não grau de dificuldade, mas sim de paciencia...demora muito tempo a fazer, para que fique boa. Mas para quem quiser aqui está a receita. Não fui eu que fiz esta feijoada, mas sim a minha mãe que, modestia à parte a faz muito bem. A receita foi-lhe dada por um brasileiro, que lhe explicou bem como se fazia uma boa feijoada.
O mais dificil cá é de arranjar a carne seca. Mas ainda existem alguns sitios onde se vende,embora com um preço um pouco alto, ou então ir ao Brasil e trazê-la:) Mas basta um pedaço de cerca de 200gr para dar o sabor à feijoada. Quando não tinha a minha mãe chegou a usar em substituição o bacon, e também não ficava nada mal.

Cozem-se as carnes(porco e vaca- carnes magras e fáceis de desfiar depois de cozidas) com um pouco de carne seca.Partem-se em pedacinhos.
Faça um refogado com cebola, pimento, alho, tomate( e pode também juntar um pouco de feijão preto triturado).Junte as carnes e deixe ferver muito tempo(quanto mais tempo ferve melhor fica).Junte tambem o feijão( que deve ter sido demolhado junto com a carne seca. Nunca deverá juntar água das carnes na feijoada, para não ficar gordurosa. Vá juntando água, consoante a absorção da mesma pelo feijão.
Quando estiver apurada junte salsa picada com bastante sumo de limão. Deixe ferver mais um tempo.
Sirva acompanhado com caldo verde(previamente cozido) frito em azeite e alho, arroz e farofa.
Farofa:pique finamente a carne seca( sem estar demolhada)e frite-a.Junte a farinha de mandioca e deixe alourar.

Bolo formigueiro


Esta receita foi-me dada por uma tia muito querida.A receita talvez já seja conhecida para algumas pessoas,mas para outras talvez não.É um bolo fácil e muito bom.Com a calda fica ainda melhor porque fica fofo e humido.

6ovos, 250gr açucar, 250gr farinha, 1dl leite, 2dl óleo, 80gr coco, 80gr missangas de chocolate, 1c.cha fermento em pó
Calda: junte 1copo de água com 1c.s açucar, 1pau de canela, 2cascas ou raspa de laranja.Coloque a ferver.Depois do bolo cozido, pique-o e espalhe a calda por cima.

Bata as gemas com o açucar.Junte o óleo e o leite.Misture o coco com a farinha e o chocolate.Envolva bem.Misture na gemada. Bata as claras em castelo e misture tudo.Coloque na forma.
Molho: junte 1copo de água com 1c.s açucar, 1pau de canela, 2cascas ou raspa de laranja.Coloque a ferver.Depois do bolo cozido, pique-o e espalhe a calda por cima.Enfeite com coco e chocolate.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Frango com rabo de boi



Só a pensar em vocês aqui deixo mais uma receita super rápida e saborosa. O nome original não era este, mas a receita também era um pouco diferente por isso pus este nome que é engraçado...um frango com rabo de boi:)
Como vêem isto é só mesmo por tudo no pirex e deixar a assar. Não precisa de sal porque a sopa já tem que chegue, pelo menos para mim!! experimentem e acho que vão gostar... Eu era para acompanhar com arroz de cenoura ou algo do genero, mas como tinha os "miudos" e para não os por no molho, acabei mesmo por fazer assim.Mas cada um faz como quer ne?
A foto é não está nada de jeito, mas foi a pressa...;)

1 frango em pedaços,1 sopa rabo de boi,1 lata cogumelos laminados,2 pacotes natas ( eu coloquei 1 pacote de natas e cerca de 200ml de leite)

Num pirex colocar o frango
Por cima colocar a sopa de rabo de boi, as natas, o leite e os cogumelos.
Levar ao forno cerca de 1hora, e vá virando para ficar bem envolvido no molho.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lombinho de porco com molho madeira


Ora aqui vos deixo o menu do jantar de hoje.é uma receita que já tinha feito e acho que é boa e fácil de fazer!tudo a pensar em quem gosta de coisas assim...fáceis e boas:)

500gr carne de lombinho de porco( escolhi esta porque é mais saborosa e não é seca, mas a receita é com bifes), manjericão ou oregãos, sal e pimenta
Molho: 1 cebola,1 c.chá de salsa picada, 1/2 colher de sopa de polpa de tomate, 1/2 chávena de chá de vinho madeira, 1/2 chávena de chá de água( convém por mais um pouco de água e vinho se quiser ter muito molho), 1 colher de sobremesa de farinha de trigo

Bifes:
Corte os bifes em tiras com mais ou menos 2cm.
Tempere-os com o manjericão ou os orégãos, a pimenta e o sal.
Frite-os em duas colheres cheias de manteiga.
Pique a cebola miudinha e refogue numa colher de manteiga, junte a salsa picada e depois acrescente a polpa de tomate, a água e o vinho madeira. Deixe ferver.
De seguida dissolva a colher de farinha de trigo num pouco de água e junte ao molho para o engrossar.
Assim que engrossar, acrescente os bifes que estavam reservados na panela quente. Aqueça mais um pouco mas não deixe ferver.
Eu acompanhei com batata frita e claro a saladinha...

Atum com massa de ovo



Quem é que não gosta de chegar a casa e fazer algo para comer rápido e bom de comer ? esta receita qualquer pessoa pode fazer. é mesmo muito simples e é muito saborosa.
As quantidades que ponho aqui são as da receita original , mas eu tive que adaptar porque para 2 pessoas era demais...


250 grs de massa de ovo (tagliatelle), 2 latas de atum, 4 ovos cozidos e picados, 1 pacote de delicias do mar cortadas às rodelas, azeitonas q.b. ( podem ser dispensadas), maionese , oregãos , 1 cebola picada, 1 cubo de caldo de peixe,salsa picada, azeite e sal q.b.


Cozer a massa 8 minutos em água temperada com sal, azeite, cebola picada, oregãos( na receita dizia para por salsa e caldo de peixe,mas eu não usei).
Escorrer e deixar arrefecer. Ponha no prato de serviço e misturar os restantes ingredientes, temperar com maionese a gosto, decorar com azeitonas e servir. Como vêem é super simples de fazer e delicioso de comer.

Escabeche de tamboril



Esta receita já é conhecida por algumas pessoas. É uma forma de comer peixe deliciosa e cá em casa adoramos. Ainda melhor que o peixe é o escabeche...experimentem!!!

900gr lombo de tamboril, 1 limão, 3 cebolas, 4 dentes de alho, 180gr bacon(desta vez não usei), 1 dl azeite, 2 cenouras, 50 ml vinagre, 1 raminho de salsa, farinha

Corte o peixe em pedaços e tempere com sal e pimenta.Regue com sumo de limão e reserve. Corte as cebolas em rodelas finas e lamine os alhos. Corte o bacon em tiras.
Retire o peixe da marinada, escorra e passe-o por farinha.Frite-o no azeite. À gordura que ficou junte as cebolas, o bacon e as cenouras raladas. Deixe refogar 8min e tempere. Verta o vinagre sobre o refogado e cozinhe mais 5min.Regue o peixe com o molho e polvilhe com salsa picada.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bacalhau com cenoura


Quem vir isto vai dizer que é uma espécie de bacalhau à brás...e não é mentira. Cá em casa fazemos assim. O facto de ter a cenoura e o ketchup dá-lhe um sabor mais adocicado que quanto a mim é muito bom...

150gr batata palha, 3postas de bacalhau, 4a 5ovos, 2 cenouras raladas, cebola às rodelas,ketchup q.b, salsa

Faça um refogado com a cenoura e cebola em azeite. Deixe refogar bem. Junte o bacalhau e envolva. Ponha ketchup a gosto e envolva bem. Coloque a batata palha e mexa bem para não agarrar.
À parte bata os ovos com a salsa picada. Envolva na mistura do bacalhau e deixe cozer os ovos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Massa com frango, ervilhas e etc,,,



No outro dia fiz frango assado e como sobrou guardei-o e hoje utilizei-o para fazer esta massinha, que foi baseada numa outra receita que adaptei e que é assim que a escrevo. Fácil de fazer e cá em casa gostámos...

restos de frango assado, 1 cenoura, 1 cebola, 1 chávena de chá de ervilhas cozidas ,1 lata pequena de cogumelos, 50g de chouriço de carne às rodelas, 1 colher de sopa de polpa de tomate, 150g de massa cozida , Azeite

Alourar no azeite a cebola picada.
Desfie o frango.
Juntar a cenoura ralada à cebola e depois juntar o chouriço, o frango, as ervilhas,os cogumelos e a polpa de tomate
Juntar um pouco de água e vinho e temperar a gosto
Juntar a massa cozida. Está pronto a servir

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mil folhas de beringela


Eu sei que a maioria das pessoas não aprecia a beringela, mesmo assim ainda há algumas que gostam e que até já experimentaram esta receita e gostaram.Por isso decidi partilhar...

beringelas, fatias de queijo, fatias de fiambre, ketchup, óleo ou azeite.

Corte a beringela em rodelas e tempere com sal( eu cortei em rodelas finas porque é para ser mais rápido a fritar, porque usei a actifry). Frite a beringela até estar cozida ( se for em frigideira, convém passar a beringela por farinha).
Num pirex faça camadas alternadas de beringela, ketchup, queijo e fiambre.A última camada é de queijo.Leve ao forno até o queijo derreter por completo.

Almondegas de peixe



Esta receita além de fácil é saudável e penso que será uma boa forma de os miúdos comerem peixe.
600gr filetes de tamboril(eu usei red fish), 1/2 limão, 1cebola, 2dentes de alho, 1,5dl azeite, 1cenoura, 1ramo de salsa, 1clara, 6dl água, 1c.s manteiga, 300gr arroz, 50ml vinagre,oregãos q.b

triture o peixe ( eu cozi o peixe antes de o triturar) e de seguida tempere com sumo de limão, sal e pimenta. Pique a cebola e os alhos.Refogue em 50ml azeite e junte o peixe e a cenoura ralada,Cozinhe 10min em lume lento.Retire para uma tigela e deixe arrefecer.Misture a salsa picada e envolva a clara. Molde as almodegas com as mãos e leve a cozer ao vapor.Sirva as almondegas com o arroz e tempere tudo com um molho feito com uma mistura de azeite, vinagre e oregãos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Kedegeree



Além do bacalhau o salmão é também um peixe muito versátil.Por isso ando sempre á procura de novas receitas para experimentar.Este é o nome original da receita, e embora complexo no nome é fácil de fazer, saboroso e diferente.
Eu fiz metade da receita que é mais que suficiente para 2pessoas.

4 ovos cozidos,2 postas salmão fresco (cerca de 400grs) ,1 folha louro,250grs arroz basmati(eu usei arroz carolino) ,2 colheres sopa azeite,1 cebola média picada,1 dente alho, picado finamente,1 colher sopa caril em pó,1 chávena de ervilhas frescas ou congeladas,sumo de 1 limão,coentros picados (opcional)

Coza os ovos e o salmão com as folhas de louro e sal por 9 minutos. Transfira os ovos para uma tigela de água fria, descasque e reserve. Retire as espinhas e a pele do peixe e reserve.
Num outro tacho com água e sal, coza o arroz.Escorra e reserve.
Deite o azeite numa frigideira larga e cozinhe a cebola e o alho até estar macia (2 minutos). Junte o caril, mexa constantemente. Adicione as ervilhas e cozinhe mais 2 minutos. Junte o arroz e envolva o peixe. Retire do lume, acrecente os ovos em quartos e polvilhe com coentros.
Regue com sumo de limão.

Pizza em tosta



Quando não apetece fazer comidinha, há uma sopinha e as vezes um acompanhamento.Desta vez foi esta tosta que é muito saborosa, rápida e qualquer um pode fazer...:)

2 fatias de pão de forma, fatias fiambre, queijo fatiado ou ralado, ketchup, oregãos

Torre ligeiramente o pão.
Sobre o pão coloque ketchup e depois o fiambre e o queijo. Polvilhe com oregãos.
Se quiser coloque também queijo ralado e oregãos na fatia de pão de cima. Leve ao microondas para derreter o queijo.