domingo, 18 de outubro de 2009

Feijoada à brasileira


Esta receita tem não grau de dificuldade, mas sim de paciencia...demora muito tempo a fazer, para que fique boa. Mas para quem quiser aqui está a receita. Não fui eu que fiz esta feijoada, mas sim a minha mãe que, modestia à parte a faz muito bem. A receita foi-lhe dada por um brasileiro, que lhe explicou bem como se fazia uma boa feijoada.
O mais dificil cá é de arranjar a carne seca. Mas ainda existem alguns sitios onde se vende,embora com um preço um pouco alto, ou então ir ao Brasil e trazê-la:) Mas basta um pedaço de cerca de 200gr para dar o sabor à feijoada. Quando não tinha a minha mãe chegou a usar em substituição o bacon, e também não ficava nada mal.

Cozem-se as carnes(porco e vaca- carnes magras e fáceis de desfiar depois de cozidas) com um pouco de carne seca.Partem-se em pedacinhos.
Faça um refogado com cebola, pimento, alho, tomate( e pode também juntar um pouco de feijão preto triturado).Junte as carnes e deixe ferver muito tempo(quanto mais tempo ferve melhor fica).Junte tambem o feijão( que deve ter sido demolhado junto com a carne seca. Nunca deverá juntar água das carnes na feijoada, para não ficar gordurosa. Vá juntando água, consoante a absorção da mesma pelo feijão.
Quando estiver apurada junte salsa picada com bastante sumo de limão. Deixe ferver mais um tempo.
Sirva acompanhado com caldo verde(previamente cozido) frito em azeite e alho, arroz e farofa.
Farofa:pique finamente a carne seca( sem estar demolhada)e frite-a.Junte a farinha de mandioca e deixe alourar.

1 comentário:

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!