sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sushi caseiro...





Há cerca de 1 ano tornei-me fã da comida japonesa.Optimo sabor e muito leve gosto imenso.. Por isso como qualquer coisa que veja quero sempre experimentar em casa.
Andei algum tempo para encontrar um dos ingredientes, mas depois de ter tudo tive mesmo que experimentar... E a experiência foi óptima. Os meus pais foram as cobaias para esta experiência e também apreciaram bastante este jantar diferente.

220 gr arroz de grão curto, 500 ml água, 2c.s vinagre de aroz, 1c.s açucar granulado fino, 1 c.chá sal, 125 gr salmão fresco, 1 pepino libanes descascado (usei pepino normal 1/2 abacate pequeno (usei manga), 4 folhas de nori, wasabi, molho de soja japones

lave o arroz em água fria até correr transparente. Escorra bem. Coloque o arroz e a água numa panela e deixe ferver. Baixe o lume e deixe cozer em lume brando 4 ou 5min ou até a agua ter sido absorvida. Tape e mantenha em lume brando 5 min. Retire a panela do lume e deixe o arroz arrefecer, tapado cerca de 10min.
Junte ao arroz o vinagre misturado com o açucar e o sal, mexendo com uma colher de pau até o arroz esfriar.
Corte o peixe em tiras finas. Corte o pepino e o abacate em palitos de cerca de 5 cm de comprimento
coloque uma folha de nori sobre um pedaço de pelicula aderente e sobre a esteira. Deite 1/4 da porção do arroz que foi cozido sobre metade do comprimento da folha de nori, deixando uma borda de 2 cm nos restantes 3 lados. Espalhe uma pequena porção de wasabi no centro do arroz. Disponha +edaços de peixe, pepino e abacate.
Com a ajuda da esteira vá enrolando com firmeza,apertando bem as pontas para selar o rolo.
Com uma faca afiada corte o rolo em rodelas de 2,5 cm. Repita a operação com o resto dos ingredientes.
Sirva o sushi com molho de soja


Vai um sushi?:)

1 comentário:

  1. Já provei e fiquei fã já o meu filhote continua a preferir chinês!!! Gostos...
    Bjks

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!