terça-feira, 20 de julho de 2010

Polvo com crosta de broa 2ª versão..



Esta é uma outra versão do polvo com crosta de broa que já aqui apresentei. Retirei do blog Doce tentação embora com alterações. Fica também muito boa e foi feita pela minha mãezita.

1 kg de polvo limpo,300 gr de couve para caldo verde,300 gr de miolo de broa(usei ralada com alho e salsa),2 tomates maduros,1/2 pimento encarnado,batatas(não usei),3 dentes de alho,1,5 dl de azeite,1 folha de louro,1 raminho de salsa picada,sal,pimenta


Deite o polvo para uma panela de pressão,junte um pouco de água. Leve ao lume,deixe cozer durante 20 min,retire e deixe arrefecer.
À parte coza a couve de caldo verde em agua,deixe ferver 8 min,depois escorra passe por agua fria e deixe escorrer novamente.
Descasque a cebola,os alhos corte a cebola em meias luas finas,pique os alhos,deite tudo para um tacho,junte 1 dl do azeite e o louro,leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.
adicione os tomates picados sem pele e o pimento cortado em tiras,tempere com sal e pimenta e misture.
escorra o polvo,corte-o em pedaços,junte-os ao tacho,misture e deixe cozinhar por 15 min em lume brando.
ligue o forno a 180ºc.
espalhe o caldo verde e as batatas cozidas no fundo do tabuleiro (não coloquei porque achei que ficaria muito pesado) e coloque por cima a mistura do polvo.esfarele a broa e junte o restante azeite,misture,deite por cima do polvo e leve ao forno até ficar douradinho.
retire e sirva polvilhado com a salsa ralada.


2 comentários:

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!