sexta-feira, 4 de março de 2011

Bacalhau à Transmontana



Esta receita foi retirada de uma revista bem antiga: a arte de bem cozinhar nº 5 e foi feita pela minha mãe num dia em que se reuniu a familia. Fácil de fazer e estava muito bom. Acompanhou com puré de batata feito pelo maridinho ( que é o especialista cá em casa) e espigos de couve cozidos que a minha sogrinha me trouxe porque sabe que adoro.

4 postas de bacalhau demolhado, 4 fatias de presunto, 1 cebola, 1dl azeite, 50 gr manteiga, 2 dentes de alho, 1 tomate maduro, 1c.s farinha, 1dl vinho branco


Dê uns golpes nas postas de bacalhau como se fosse fazer sanduiches e em cada uma coloque uma fatia de presunto.
Corte a cebola às rodelas e aloure numa misture de azeite e manteiga. Coloque metade numa assadeira e por cima disponha as postas de bacalhau. Cubra com a restante cebola e reserve.
Junte à gordura onde refogou a cebola, os dentes de alho picados e o tomate em rodelas. Deixe refogar um pouco e acrescente a farinha, previamente diluida no vinho branco.
Rectifique os temperos, adicione um cálice de vinho do porto e deixe apurar. Regue o bacalhau com o restante vinho do porto e com o molho anterior.
Leve ao forno 15 mina 200º. Sirva quente com puré de batata.

Aqui o peixinho a sair do forno..

2 comentários:

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!