sábado, 11 de dezembro de 2010

Gaufres de Liège



O ano passado quando fomos à Tailândia comemos uns waffles que eram simplesmente divinais. Tanto falámos com os tailandeses que descobrimos que se tratava de gaufres de liège. O dificil foi encontrar receitas deste tipo de waffles. Uma vez experimentei uns mas não sairam nada bem. Desta vez foi o maridinho que uma tarde sozinho resolveu testar esta receita que viu num blog : Momentos da Cris. Eu só os comi mais tarde mas devo dizer que apesar de ainda não serem iguais aos que tinhamos lá comido ficaram mesmo muito bons. Tão bons que não necessitou de qualquer cobertura a não ser um pouco de canela.

750gr de farinha,270gr de leite morno,70gr de fermento de padeiro(usei 1 saqueta de 11gr de fermento Fermipan),3 ovos e 2 gemas,15gr de sal,1/2 saqueta de açucar baunilhado,400gr de manteiga batida e à temp. ambiente,500gr açucar
Preparação:
Fazer a massa com todos os ingredientes à excepção da manteiga e do açucar. Deixar repousar a massa 30 min., coberta com um pano. Ao fim do tempo incorporar a manteiga batida à massa e misturar bem até a manteiga estar bem ligada e desaparecer, por fim envolver o açucar com a massa, o açucar não é para desaparecer na massa, é apenas para a "embrulhar".
Dividir a massa em pedaços pequenos cerca de 100gr, descansa mais 15min. e começar a cozer, pré-aquecer a máquina de Waffles, colocar um pedaço de massa na máquina e com uma espátula espalhar, não é necessário que os pedaços da massa fiquem bem espalhados pois as Gaufres ficam bonitas com as pontas desiguais.
Se for necessário untar com um pouco de oleo.
As Gaufres cozem em +/- 3 min.
Notas: Gaufres foram acompanhadas de açucar amarelo com canela, mel, chocolate quente, molho de caramelo e gelado de baunilha.
Fiz apenas metade da receita, eramos 5 gulosos e deu 2 Gaufres para cada um, do tamanho que podem ver na foto.

5 comentários:

  1. Bem bons esses gaufres. Aqui por casa tb comemos muitas vezes...
    Bjinhos e Feliz Natal,


    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz wafles com fermento de padeiro, devem ficar com uma consistência mais pesada que os outros ou não?
    O aspecto é optimo
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,

    Obrigada por teres visitado o meu blog

    http://receitasrapidasfaceis.blogspot.com

    Gostei muito do teu blog e achei curioso nesta postagem teres dito que foi numa viagem tua o ano passado á Tailândia, isto porque eu também tive mais o meu marido o ano passado lá.

    Adicionei o teu blog no meu blog.

    Beijinhos e um Bom Natal

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, gostaria de perguntar porquê de ter feito com muito menos fermento do que indicou.
    Muito obrigada e parabéns pelo blog ! =D

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!