quinta-feira, 7 de abril de 2011

Caracóis doces



A minha mãezita quando vê algo que lhe agrada tem logo que ir experimentar a receita. Outro dia viu estes caracois e por isso teve que os testar. A experiência não correu exactamente como esperado, pois não ficaram com o aspecto desejado, mas para a próxima será melhor ne? A receita da massa foi retirada do blog Cozinha da Elsa. Fez 2 tipos de caracóis, uns com canela e açucar e outros com este creme de custard que depois polvilhou com missangas de chocolate.

500 grs de farinha,50 grs de açúcar,60 grs de manteiga,200 grs de leite,2 ovos,1 saqueta de fermento de padeiro,1 pitada de sal

Recheio: 175 ml leite, 30 gr açucar, 10 gr maisena, 10 gr farinha custarda, 1c.chá essencia de baunilha


Deite no copo o leite, o açúcar, o sal e o fermento e programe 2 minutos, 37º, velocidade 2.
Deite os ovos, a manteiga e a farinha e programe 10 segundos, na velocidade 4. De seguida programe 2 minutos na velocidade Espiga. Verifique se a massa está a colar aos dedos. Se estiver, volte a programar mais 1 minutos na velocidade Espiga e pelo bucal deite um punhado de farinha (dependendo do tipo de farinha, a massa pode ficar um pouco grudenta, para isso basta ir acrescentando farinha até que esta não se cole aos dedos).

Retire a massa, forme uma bola e deixe levedar um pouco. Para que os caracóis não fiquem tão grandes (foi o meu caso), divida a massa em 2 metades. Em cima de uma bancada, estique a massa com um rolo da massa, formando um rectângulo, pincele com margarina amolecida e polvilhe com açúcar e canela. Enrole tipo torta e corte com uma faca afiada em rodelas de 1 cm.

Disponha os caracóis num tabuleiro de forno, forrado com folha de cozedura e leve ao forno a 180º até alourarem.


Antes de irem ao forno..

5 comentários:

  1. Que lindos ficaram amiga bom gosto da mamy,bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Eu cá acho que ficaram óptimos e gulosos á brava!!!

    bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  3. bonitos e docinhoes eheheh tal e qual como eu gosto.

    ResponderEliminar
  4. eu tambem faço e os teus estam bonitos beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parecem deliciosos, isso é que é importante!!! O aspecto irá melhorando aos poucos....

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!