segunda-feira, 9 de abril de 2012

Folar de carnes


Mais uma bola... feita por quem? pela mamã claro. Ficou delicioso... óptimo para o jantar do dia de páscoa:)




500 g de farinha de trigo,1/2 frango assado ou cozido,1/2 chouriço de carne,200 g de presunto,75 g de manteiga,75 g de banha,0,5 dl de azeite,5 ovos,15 g de fermento padeiro,1/2 colher (chá) de sal fino,ovo batido, azeite e farinha q.b.

Aquecer ligeiramente a manteiga juntamente com a banha e o azeite. Reservar.
Colocar a farinha em monte sobre a bancada. Fazer uma cova no meio. Juntar o fermento previamente dissolvido num pouco de água morna, o sal e os ovos. Misturar muito bem com as mãos.
Adicionar as gorduras derretidas e amassar, juntando pequenas quantidades de farinha até o preparar se apresentar com a consistência de massa de pão. Amassar muito bem até a massa descolar das mãos.
Formar uma bola com a massa. Colocar a bola numa tigela polvilhada de farinha. Cobrir com um pano e deixar a massa levedar até dobrar de volume, num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.
Remover as peles e os ossos do frango. Desfiar a carne grosseiramente. Eliminar a pele do chouriço e cortá-lo em pedaços. Cortar o presunto em tiras. Reservar. Untar uma forma rectângular tipo bolo inglês com azeite.
Dividir a massa em 3 porções idênticas. Estender uma porção de massa no fundo da forma. Cobrir com metade do frango desfiado e das charcutarias. Colocar outra porção de massa por cima e adicionar o frango e as charcutarias restantes. Terminar com uma camada da massa restante.
Deixar repousar por 1 hora num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Pincelar a superfície do pão com ovo batido. Levar ao forno por 40 minutos, a 200ºC. Baixar a temperatura do forno para 160ºC e finalizar a cozedura por mais 15 minutos.
Retirar o folar do forno. Deixar amornar antes de desenformar. Servir o folar frio ou levemente morno.






3 comentários:

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!