segunda-feira, 25 de julho de 2011

Entremeada com erva doce e alecrim


Esta receita foi retirada do blog As minhas receitas. Tal como a autora diz cá em casa a entremeada é mais usada para grelhar. No entanto a utilização da peça inteira assada lentamente no forno é realmente algo que não devem deixar de experimentar. Foi feita pela minha mãezita e ficou divinal...


1 peça de entremeada com cerca de 1,5 kg, 3 dentes de alho, folhas de 2 ramos de lecrim, 2 c. chá erva doce, 1c.s azeite, 200 ml vinho branco

Com uma faca bem afiada corte o courato da peça de porco de modo a fazer uma quadricula. Coloque depois a peça de carne numa bacia com a pele virada para cima e deite sobre esta água a ferver. Isto vai fazer com que a pele retraia e os cortes da carne fiquem mais "abertos" para receberem melhor o tempero.
Num almofariz misture os dentes de alho, as folhas de alecrim, as sementes de erva doce, o azeite e o sal. Faça uma espécie de pasta e barre a peça de carne já seca com esta mistura.
Num tabuleiro coloque o vinho branco e sobre este a carne já temperada.
Leve a assar em forno quente, 200ºC, durante 30 minutos. Ao fim deste tempo, reduza a temperatura do forno para 140ºC e deixe cozinhar durante 2 a 3 horas até a carne estar cozinhada e a pele crocante.
Sirva com legumes cozidos e batatas assadas.

1 comentário:

  1. Sofia,
    Essa receita deve ficar uma maravilha... gosto muito de entremeada : ) Obrigada por partilhares.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!