segunda-feira, 11 de julho de 2011

Beringela recheada com atum, legumes e couscous


Há já algum tempo que queria experimentar couscous e esta pareceu-me ser a receita ideal para começar. Foi retirada do blog Casa da gigis e ficou deliciosa.

1 beringela grande (usei 2) ,1/2 courgete (usei 1),1 cenoura ,1 copo de couscous,azeite q.b,1/2 cebola ,sal q.b ,queijo mozarela ralado de compra q.b ,2 latas de atum de conserva ,1 pacote pequeno de béchamel de compra (fiz em casa)


Lave-as beringelas, corte-as ao meio a todo o comprimento e escave a polpa anterior. Salpique o interior e a polpa retirada com sal e deixe tudo a escorrer dentro de um passador.
Hidrate os couscous com água fervente, temperada de sal.
Numa wok , aloure a cebola picada no azeite quente, junte a courgete cortada em meias-luas , deixando alguma casca( eu corto, tira sim tira não ) e a cenoura ralada deixe cozinhar em lume brando.
Entretanto, passe a beringela por água corrente e escorra. Adicione a polpa picada da beringela aos legumes , junte o atum escorrido e desfeito, tempere de sal e deixe cozinhar .
Coloque as cascas de beringela escavadas num tabuleiro untado de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC .
Deixe cozinhar até ficarem com um aspecto meio murcho (não fiz esta parte)
Por fim junte os couscos e deixe cozinhar mais um pouco ( com a ajuda de um garfo solte os grãos dos couscus).
Envolva o cozinhado de legumes com o béchamel.
Recheie as meias beringelas( escorra o liquido que se tiver formado no seu interior ) , salpique a superfície com o queijo mozarela ralado e leve de novo ao forno a gratinar


Antes de ir ao forno...

2 comentários:

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!