sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chanfana do meu pai



Um prato muito tradicional na zona de Coimbra e que sempre me lembro de a minha avó fazer sobretudo em épocas festivas. O meu pai também herdou o mesmo talento para cozinhar este prato. Estava mesmo muito boa. É certo que demora muitas horas e ser confeccionado mas o resultado final é muito bom.

carne de cabra, cabeças de alhos inteira e com casca (após serem lavados- e quanto mais alho melhor), sal, pimenta, louro, colorau, vinho tinto ( de preferência carrascão- o da zona da bairrada é o melhor), 1 pedaço de toucinho, azeite, banha

No dia anterior temperar a carne bem como o toucinho ( que lhe vai dar um sabor especial)com todos os ingredientes acima referidos. O vinho deverá cobrir toda a carne.
No dia coloque tudo isto numa caçoila de barro e leve ao forno que demora cerca de 5 a 6 horas para ficar bem cozinhada. Quem tiver forno de lenha poderá utilizar, tal como fazia a minha avó.
Vá virando a carne para que vá tostando de todos os lados e todos os pedaços.
Acompanhámos com migas mas o ideal será com batata cozida.

Ao sair do forno..


4 comentários:

  1. há os anos que eu não como chanfana. é dos pratos típicos da nossa gastronomia que eu mais aprecio.

    ResponderEliminar
  2. O meu padrasto fazia uma chanfana super boa. Ele também é da zona de Coimbra, os cacçoilos eram pretos e era feita em forno de lenha. Uma verdadeira delicia.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Faz agora em Novembro, um ano precisamente que provei Chanfana, feita por uma cunhada (da zona de Coimbra) de uma tia minha.
    Primeiro fiquei de pé atrás, depois de provar, humm... que delicia só posso dizer maravilhas.
    A do teu pai, também esté bem apetitosa.

    Bjinhos
    Papinha Doce
    http://papinhadoce.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. BABEI-ME TODAAAAAA, pois tem um aspecto muito saboroso, adoro Chanfana, podes por mais 3 pratinhos, é que quando eu vou a tropa vai toda, =D
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!