segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Frango com vinho do porto


Esta receita veio do blog Uma pedra de sal. Ficou muito bom.

18 perninhas de frango,6 cebolas pequenas,3 cebolas médias,2 folhas de louro,8 dentes de alho,1 ½ colher de chá de sal marinho,2 colheres de sopa de pimentão em pó,2 colheres de sopa de tomilho seco,1 colher de sopa de vinagre balsâmico,2 colheres de sopa de mel,100 ml de vinho branco,50 ml de vinho do Porto,azeite qb
batatas novas pequeninas para assar qb (não usei)

Limpe as perninhas de frango de eventuais penas que possam existir. Prepare a marinada: num robot de cozinha coloque o sal, as folhas de louro, 6 dentes de alho, o pimentão em pó, a mostarda, o mel, uma colher de sopa de tomilho e o vinagre. Carregue as vezes necessárias no processador para que a marinada fique bem uniforme.
Coloque a marinada num saco de congelação e adicione as pernas de frango. Feche o saco e vire-o as vezes que forem necessárias até que a marinada cubra a totalidade das pernas de frango (é uma forma rápida e limpa de espalhar uma marinada).
Numa assadeira de barro, coloque as cebolas pequenas descascadas inteiras e as cebolas médias cortadas em rodelas finas. Espalhe um fio de azeite. Coloque as pernas de frango por cima. Coloque as batatas lavadas, com casca (ou sem casca, se preferir) em torno das pernas de frango e espalhe dois dentes de alho laminado sobre elas, bem como sal e uma colher de sopa de tomilho seco. Misture o vinho branco, o vinho do Porto e 25 ml de azeite e espalhe sobre as batatas e as pernas de frango.
Leve ao forno a 200º cerca de 1 hora e meia. A meio dê-lhes a volta para dourar do outro lado. Vá vigiando para não queimar e regue com o molho ocasionalmente.




4 comentários:

  1. Tem mesmo cara de ter ficado muito bom.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado mesmo delicioso!!!
    Boa semana, kiss

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  3. Cá por casa adoramos frango, é mesmo das carnes mais consumidas.

    ResponderEliminar
  4. Que prato bem aconchegante!*

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!