quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Rosca de coco


Esta receita vem na revista Cozinha economica nº 16 que saiu há algumas semanas. Traz receitas óptimas e esta é uma delas. Foi feita pela minha mãe e devo dizer-vos que é fantástico. Para um lanche será divinal.. Não tenho foto do interior mas ficou mesmo muito bonito.


Massa: 15 gr fermento padeiro, 2dl leite morno, 500 gr farinha, 80 gr açucar, 1 pitada de sal, 2 ovos, 1 gema, 100 gr manteiga amolecida
Recheio: 2,5dl leite, 100 gr açucar, 3 gemas, 25 gr maisena, 1c.chá essencia baunilha, 200 gr coco ralado

Recheio: leve ao lume um tacho com o leite, o açucar, as gemas, a maisena e baunilha, mexa sempre até engrossar. Retire do lume, junte o coco, misture bem e deixe arrefecer.
Massa: dissolva o fermento no leite. Deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade, junte o açucar, o sal, os ovos, a manteiga e o leite com o fermento,, misture bem e trabalhe a massa até se descolar da mesa e das mãos. Faça uma bola com a massa, coloque numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar de volume.
Barre uma forma de buraco com margarina e polvilhe com farinha. Estenda a mssa em cima de um pano de cozina e polvilhado comf arinha até ficar com o tamanho do pano, espalhe o recheio em cima e enrole com a ajuda do pano até ficar um rolo.corte o rolo em 7 rodelas iguais e coloque em pé dentro da forma. Cubra com um pano e deixe levedar 40 min.
Misture a gema com 1c.s água, pincele a parte de cima da massa e leve ao forno 40 min a 180º. Retire, sirva polvilhado com coco ralado.



3 comentários:

  1. Imaginoooo...Eu sou "doida" por doces que levem côco, até hoje ainda não houve um que não gostasse.Esta rosca está linda!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. UAU Ficou mesmo brutal!
    Adorei!

    ResponderEliminar
  3. O aspecto é mesmo excelente, imagino que o sabor lhe faça justiça!

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!