segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ossobuco..


O Ossobuco é um prato tradicional italiano da região da Lombardia, em especial da cidade de Milão.

O nome deste chambão de vitela à italiana, significa literalmente "Osso (com) buraco. A explicação desta designação é simples: no norte da Itália (região da Lombardia) o chambão de vitela é cortado às rodelas juntamente com os ossos. Cada rodela tem no centro um bocado de osso em forma de tubo. No "buraco" encontra-se o tutano que não deve ser retirado.

Para confeccionar este prato são necessários os seguintes ingredientes para além do chambão de vitela cortado às rodelas: farinha, óleo, sal, pimenta, vinho branco, caldo de carne, cravinhos, cenoura, alho francês, aipo, raspa de limão, salva, tomilho, alecrim e concentrado de tomate.

Foi com base nestes ingredientes que fiz o meu próprio ossobuco, mas juntando outros ingredientes. Ficou delicioso..

2 ossobuco, 2 tomates maduros, 2 cenouras, 1/2 courgette, 1/2 lata de cogumelos, 2c.s tomate frito, 1 cebola, 2 dentes de alho, azeite, alecrim, cravinho, vinho branco

Fiz um refogado com cebola e alho picado em azeite. Juntei o tomate descascado em pedaços e a cenoura em rodelas. Junte também um pouco de tomate frito (ou polpa de tomate) Deixei refogar um pouco. Junta-se a carne e tempera-se com sal, pimenta, cravinho e alecrim. regue com um pouco de vinho e deixe estufar até a carne estar tenrinha. Se necessário vá juntando um pouco de água.
Cerca de 5 a 10 min antes do final da cozedura adicione a curgete em meias luas e os cogumelos.
Servi com esparguete cozido (acho que ficaria melhor um puré mas a massa foi mais rápido..)

3 comentários:

  1. Gosto imenso de osso buco, é muito apetitoso.

    ResponderEliminar
  2. Conhecer alguém aqui e ali…

    Um beijo da Nita.
    De boa tarde.

    ResponderEliminar
  3. Ca bom aspecto que tem essa xixa!!! Bolas está aqui uma gaija cheia da fomeca, podias partilhar um cadito, não?? EH EH EH...
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!