quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Arroz de miúdos de frango e frango..:)


Este sempre foi um prato que adorei. Às vezes quando a minha sogrita me envia franguinhos e os respectivos miúdos peço à mamã para fazer este arrozinho. Desta vez fui eu que o fiz, um pouco a medo que não ficasse tão bom, mas o resultado final foi um tacho vazio.. Estava delicioso. Uma receita muito simples mas óptima.

1/4 de frango (partido em pedaços), miúdos de frango, 3 tomates, polpa de tomate, vinho branco q.b, salsa, 1 ou 2 cebola, 3 dentes de alho,1 folha de louro, azeite, malagueta, 1 chav. e meia de arroz, 3 chav. de água

Pique a cebola e o alho. Pique os tomates. Num tacho coloque azeite, cebola, alho, tomate, o frango, os miúdos, polpa de tomate, o vinho e deixe refogar lentamente. tempere com sal e a malagueta.Quando quase cozido junte a água e o arroz. Deixe cozer. Está pronto...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Risotto de tamboril e cogumelos


2 lombos de tamboril, 2 tomates maduros, 1/2 embalagem de cogumelos frescos, 1/2 pimento vermelho, 1C.S Polpa de tomate, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 100 gr arroz para risotto, vinho branco, 1/2 caldo de peixe

Pique a cebola e os alhos.junte o louro e leve a refogar em azeite.
Junte o tomate em pedaços e o pimento em tiras. Deixe refogar um pouco. Junte a polpa de tomate. Envolva o peixe e os cogumelos. Coloque o caldo de peixe. Deixe cozinhar um pouco. Junte o vinho, água, o arroz e deixe cozinhar. Vá juntando água sempre que necessário.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Guisado de peru com milho e cogumelos


Se calhar começam a achar que o meu blog é uma repetição do blog da Xana do Ratatui dos pobres. A verdade é que gosto imenso das receitas dela. Simples de fazer e até agora gostei de todas que fiz, por isso faço tantas receitas que ela experimenta. Esta é mais uma muito boa.

peito de frango (Usei bifes de peru), milho, bacon, tomate frito (pouco),cogumelos paris(usei cogumelos brancos), azeite e margarina,alho e cebola picado, esparguete

Nota- acrescentei também um pouco de molho inglês e oregãos.


leve ao lume um tacho com margarina, azeite, cebola e alho e deixe refogar. Junte o tomate frito e o peito de frango em cubinhos, deixe corar. Adicione o bacon, os cogumelos, em quartos, o milho e um pouco de água e deixar cozer. Quando estiver cozido juntar esparguete e água para cobrir e deixar cozer.

domingo, 27 de novembro de 2011

Pita shoarma


ainda me lembro da 1eira vez que experimentei pita. Hoje em dia adoro. Desta vez fizémos cá em casa. Usei este preparado de carne que comprei no jumbo para experimentar. Gostámos imenso e não ficou muito diferente do original. para a próxima farei a carninha cá em casa para ser diferente..

O preparado de carne que usei..


A carne já fritinha..


O molho que usei foi este da calvé que é óptimo e já tinha sido testado cá em casa. Combinou na perfeição com a pita e com as batatinhas fritas.


A preparação do pão vem na própria embalagem da pita e foi só seguir. A carne foi salteada em azeite. A alface cortada em juliana e depois foi só misturar tudo. Ah a bela da batatinha foi frita na actifry e estavam deliciosas, feitas pelo maridinho...:)

sábado, 26 de novembro de 2011

Pernas de frango em molho de paprika e cerveja


Mais uma receita do blog da Xana. Devo dizer que ficou deliciosa...

pernas de frango, margarina e azeite, 1 cebola, 4 dentes de alho, 1 cenoura, 1 folha de louro, 1 ramo de salsa atado, 2c .chá paprika, 2dl cerveja, 1dl natas, tomilho limão fresco


Tire a pele ao frango e salteie num tacho com a margarina e azeite até estar bem dourado. Junte a cebola e alho em rodelas, a cenoura em pedaços. Introduza a salsa atada com o louro e tempere com sal, pimenta e paprika.regue com a cerveja, tape e deixe cozinhar sobre lume brando até a carne estar macia.
Retire o frango do tacho e deixe o molho continuar a apurar sobre lume brando.
Retire o ramo de salsa e triture o molho. Junte as natas e volte a colocar o frango. Leve ao lume e deixe retomar fervura. Polvilhe com tomilho limão.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bolo de iogurte e limão


Esta receita foi retirada do blog Entre fraldas e panelas. Estava muito saboroso..

2 iogurtes naturais,5 ovos,150gr de açúcar,180gr de manteiga amolecida,280gr de farinha com fermento,1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio,1 colher de chá de essência de baunilha,Raspa de 1 limão,1 colher de sopa de sementes de papoila( não coloquei),Açúcar em pó

Bater a manteiga previamente amolecida com o açucar até ficar creme. Adicionar as gemas 1 a 1 e bater. Juntar a essência de baunilha, a raspa de limão e os iogurtes e bater de novo. Colocar os ganchos na batedeira, adicionar a farinha e por fim envolver as claras em castelo com uma colher de pau. Vai ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40m mas convém ir fazendo o teste do palito.

Desenformar e deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar em pó. Façam que vale a pena. É o melhor bolo de iogurte que já provei. Obrigado Duxa por partilhar a receita maravilhosa.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Arroz de feijão preto


Arroz de feijão já tinha feito, mas de feijão preto não. A minha colega Constança é que que me falou e como tinha um restinho de uma lata pronto a ser usado resolvi experimentar. Ficou delicioso.. Obrigada:)

1 cebola, 2 dentes de alho, 1/2 lata de feijão preto,polpa de tomate q.b, azeite, arroz, água

Pique a cebola e o alho. Refogue em azeite.
Junte a polpa de tomate e o feijão. Deixe cozinhar um pouco.
Junte o arroz e a água em dobro de quantidade do arroz. Tempere de sal e deixe cozinhar.

Nota- pode também juntar um pouquinho de chouriço ou bacon ao refogado que ficará ainda melhor.
A acompanhar febras grelhadas e salsicha.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Risotto de pescada e ervilhas


Uma receita da Silvia dos Docinhos da UCIC. O dela tinha melhor aspecto que o meu. Digamos que não foi dos meus risotto preferidos. Nem sempre tudo pode sair bem. Mas continuo a achar que a receita é boa..

2 postas de pescada grandes,200 gr de miolo de camarão,150 gr de ervilhas
1 cebola,colorau, sal, coentros, salsa e azeite q.b.,180 gr de arroz para risotto,


Cozer num tacho o peixe, o camarão e as ervilhas em água e sal.
Noutro tacho coloca-se a cebola picada e a salsa com o azeite e leva-se ao lume até esta ficar transparente. Temperar com o colorau. Adicionar o arroz e mexer até ficar translúcido. Rega-se com a água de cozer o peixe coada e deixa-se ferver e cozinhar até o arroz estar quase cozido (deve ter alguma consistência mas estar mole por dentro). Rectificar de sal e salpicar com coentros frescos picados e servir.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O que antes não comia...


É verdade bacalhau cozido com batatas e couve era algo que não comia. Mas um dia destes em conversa com outras colegas de trabalho uma delas falou-me de como comia este prato. Resolvi experimentar e não é que gostei?Obrigado Marilia..... :)

2 postas de bacalhau, 4 batatas, 1 couve coração, azeite, 4 dentes de alho

Coza o bacalhau, as couves e as batatas.
Numa frigideira coloquei alhos laminados e azeite. Levei ao lume no mínimo e deixei aquecer.
Coloquei o bacalhau, as couves e batatas e reguei novamente com azeite. Tapei a frigideira e deixei aquecer, virando a meio do tempo, com muito cuidado.




segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vitela estufada com ervilhas do maridinho


Desta vez uma receitinha do marido. Não tem nada de original mas serve para mostrar que ele cozinha muito bem..:)

vitela em cubos, ervilhas, cenoura, cebola, alho, tomate em pedaços, tomate frito, vinho branco, sal, pimenta, azeite

Tempere a carne com sal, pimenta e vinho branco.
Pique a cebola e o alho e refogue em azeite. Junte a cenoura em rodelas, o tomate frito e o tomate em pedaços.
Adicione a carne e as ervilhas e deixe cozinhar até ficar tenrinha.
Acompanhou com tagliatelle.

domingo, 20 de novembro de 2011

Massa mar e terra


Esta receita foi retirada do blog Freak veggie e é muito boa.


500g de massa de trigo e espinafres(usei farfalle) ,350g de cocktail de marisco (passado por água até descongelar),1 cháv. grande de mistura de ervilhas com cenouras baby (passadas por água até descongelar)
azeite,1 c. sp. de massa de alho,mistura de louro com pimentão doce,pimentão doce,orégãos,Vinho branco,Polpa de tomate com cebola e alho (usei cebola e alho picado e polpa de tomate normal),molho piripiri,400ml de natas light,Sal,Noz moscada
cerca de 1 concha de água de cozer a massa,Queijo parmesão para polvilhar

Começar por corar a massa de alho no azeite. Juntar o cocktail de marisco e os legumes, deixar saltear um pouco. Juntar o vinho branco, a polpa de tomate, o piripiri os orégãos e cozinhar, em tacho destapado até os legumes ficarem macios, cerca de 5 min. Juntar as natas, a noz moscada e mal as natas fervam, desligar. Misturar a massa previamente cozida com um fio de azeite e sal, mal escorrida ao "recheio" ou servir separamente. Aqui foi tudo misturado.
Polvilhar com queijo parmesão.

sábado, 19 de novembro de 2011

Esparguete com salmão e camarão do cunhadinho


Num fim de semana de ida a casa dos meus sogros era o meu cunhadinho que fazia o almoço. Tava tudo cheio de fome mas realmente a massinha estava mesmo boa. Até me esqueci de tirar a foto no prato..:) Mas posso dizer que fica mesmo bom.


3 postas de salmão, 1 embalagem de camarão descascado, 1 lata de cogumelos, 1 pacote de natas, 1 pacote de esparguete ou fettucine, cebola, alho, azeite, molho inglês, sal, pimenta, queijo ralado q.b

Pique a cebola e o alho e leve a refogar em azeite num wok ou frigideira.
Junte as postas de salmão inteiras que se vão desfazendo à medida que se vai cozinhando. Envolva o camarão. Tempere com sal, pimenta, molho inglês. Envolva os cogumelos.
à parte coza a massa.
Envolva a massa com o peixe. Junte as natas e envolva bem.
Coloque num tabuleiro e polvilhe com queijo. Leve ao forno.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Massa gratinada reconfortante


Esta receita foi retirada do blog Freak veggie. Fácil, óptima para miúdos e graúdos.

Massa de espinafres e trigo tipo macarrão (usei macarrão normal), mistura de ervilhas e cenouras baby (+/- 100g),4 salsichas naturíssimas de frango escorridas(usei de porco), cortadas às rodelas grossas,1 punhado de tomate seco cortados os pedaços,200ml de natas light,200ml de molho béchamel,Azeite,Sal
Alho de moinho,Pimenta de moinho,Margarina líquida,cerca de 1 cháv. de queijo parmesão,Água




Pôr água a ferver numa caçarola. Juntar sal e cozer os legumes. Colocar as salsichas cerca de 1 min..Tirar tudo com uma escumadeira e reservar. Na mesma água, cozer a massa. Escorrer. Juntar a massa aos legumes e às salsichas. Juntar o tomate seco, as natas, o alho, e a pimenta. Mexer bem. Colocar um pouco de margarina num pyrex e despejar a mistura. Colocar por cima o molho béchamel e o queijo parmesão. Levar ao forno a 210ºC até gratinar.

Ao sair do forno..

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entrecosto à Nigella


Esta receita foi retirada do blog Receitas da Carlita e sinceramente gostei imenso.Já é a 2ª experiência de por canela na comida e acho muito bom. O mel dá também um adocicado muito agradável.

500g de entrecosto,2 colheres sopa de vinagre,1,5 colheres sopa de molho de soja,1 colher sopa de óleo de milho (Usei óleo normal),1 colher sopa de mel + 1 para finalizar quando estiver no forno,1 pau de canela partido em pedaços,½ colher chá de gengibre em pó,1 cebola picada,sal qb


Deite todos estes ingredientes num saco, introduza o entrecosto, feche e agite bem.
Deixe a marinar de um dia para o outro no frigorífico.
Pré-aqueça o forno a 200º.
Distribua o entrecosto num tabuleiro, regue com a marinada.
Cubra com papel de alumínio e leve ao forno por 45min.
Destape e junte mais uma colher de sopa de mel, aumente o forno para 230º e deixe mais 20min

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Caril de gambas


Cá em casa gostamos bastante de caril. Desta vez foi de camarão.Fiz à minha maneira depois de ver várias receitas. Ficou bem saboroso..

300 gr miolo de camarão grande, 1 cebola, 2 dentes de alho, 100 gr tomate em pedaços, 1/2 lata de leite de coco, azeite, caril, açafrão, gengibre

Pique uma cebola e os alhos. Leve a refogar em azeite.
Junte o tomate e refogue um pouco. Triture o molho.
Junte o camarão e deixe refogar bem. Adicione as especiarias e envolva.
Junte o leite de coco e deixe cozinhar. Como tinha o molho um pouco liquido dissolvi um pouco de maisena com molho e adicionei.
Servi com arroz basmati.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bolo de cenoura com nozes


Um bolinho feito pela minha mãe e que estava mesmo muito bom.Foi retirada da revista O melhor da cozinha portuguesa nº 174.

400 gr cenoura, 4 ovos, 180 gr açucar, 50 gr manteiga amolecida, 1 limão (raspa), 250 gr farinha, 1c.chá fermento em pó, 100 gr miolo de noz,açucar em pó, 1 pitada de erva doce, 1 pitada de canela

ligue o forno a 180º. unte uma forma com manteiga, forre com papel vegetal também untado e polvilhe com farinha. rale as cenouras.
bata as gemas com o açucar, até obter um creme esbranquiçado, adicione a manteigam a raspa de limão, a farinha, o fermento, as nozes picadas, a canela e a erva doce, a cenoura grosseiramente e a cenoura ralada. envolva bem sem bater. levante as claras em castelo bem firm e envolva no preparado anterior. verta na forma e leve ao forno 50 min. desenforme e polvilhe com açucar em pó.

sábado, 12 de novembro de 2011

Arroz exótico de feijão preto com salsichas e lombardo


Mais uma receita do blog da Xana e que gostei bastante. Um sabor diferente mas agradável.

50 gr vaqueiro, 250 gr salsichas brasileiras para churrasco, 250 gr juliana de couve lombarda (Usei couve branca) e cenoura, 1 lata de feijão preto, 6dl água, 1 pau de canela, 300 gr arroz

derreta a margarina e junte as salsichas e aloure-a de todos os lados.
Junte a juliana de couve e cenoura, mexa e deixe a couve murchar.
Junte o conteudo da lata e regue com a água a ferver.
Junte o pau de canela, sal e noz moscada.
Quando voltar a ferver junte o arroz, mexa e deixe cozinhar 13 min.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Solha no forno..


Não sei se alguma vez cozinharam peixe no microondas mas posso dizer-vos que fica igual a fazer no forno só que é bem mais rápido. Foi o caso deste peixinho que ficou delicioso.

1 solha ,coentros e salsa,1 cebola,3 ou 4 dentes de alho,azeite q.b.,vinho branco q.b.

Disponha as postas da solha num pirex, que foi previamente forrado com cebola as rodelas.

Pique os alhos, os coentros e a salsa por cima do peixe. Tempere-o de sal. Regue com um fio de azeite e borrife com vinho branco. Leve ao forno a 180º, por cerca de 30 minutos. Entretanto va regando o peixe com o proprio molho.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

E vai uma omelete...


E quando há muitos ovinhos no frigorifico e se quer fazer qualquer coisa rápida eis que surge uma omolete. Esta foi de linguiça e um pouqinho de queijo mozarella. Humm tão bom...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Risoto de espargos, cenoura e cogumelos


Algo que adoramos cá em casa... risotto!! Este foi um pouco adaptado de outras receitas que vi. Os espargos não se vêm mas sente-se o sabor..:)
1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 5 cogumelos frescos, 4 espargos de conserva,30 gr azeite, 100 gr arroz carnaroli, 280 gr água, 50 gr vinho, 1/2 caldo de legumes,1c.sobremesa de molho de soja
Colocar no copo a cebola, o alho e pique 7seg. vel 5. Juntar o azeite e refogar 5 min temp 100 vel 1
Colocar os cogumelos laminados e a cenoura em cubinhos mas não muito finos, e saltear e 3 min tem 100 vel 1 inversa.
No final acrescentar a água,o caldo de legumes, o vinho e o arroz. Envolver um pouco com a espátula. A 3 min do final junte os espargos em pedaços e o molho de soja.Programar 16 min. temp 100 vel 2 inversa.
Servir de imediato.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Problema com farinha??


Há já algum tempo que os bolos que faço não me calham bem em termos de cozedura. Já testei tudo e acho que o problema poderá ser da farinha. Alguém que use a farinha do pingo doce e já tenha tido problemas com os bolos. Os meus não crescem, a massa fica densa...

domingo, 6 de novembro de 2011

Uma sugestão...


Não é propriamente uma receita porque se calhar muitas de vós já fizeram mas é uma sugestão de um acompanhamento diferente e bem saboroso.Utilizei daquelas misturas de couve e cenoura em juliana o que facilita bastante...

Mistura de couve e cenoura em juliana, 1 cebola, 2 dentes de alho, azeite, molho inglês, sal, pimenta, oregãos

Fiz um refogado com cebola e alho picado em azeite. Levei a refogar até a cebola estar lourinha. Juntei os legumes lavados. Temperei com sal, pimenta, uma pitada de molho inglês e oregãos. Deixe os legumes cozerem e está pronto...
Serviu para acompanhar uma postinha de salmão grelhado..



sábado, 5 de novembro de 2011

Esparguete salteado


Esta receita é da Xana do blog ratatui dos pobres. É quanto a mim um acompanhamento excelente para uma simples carne grelhada ou outra coisa que desejem. Além disso achei óptima para aproveitar esparguete cozido que tinha de outra refeição e que normalmente ninguém gosta de comer aquecido. Mas assim ficou excelente.

tagliatelle (usei esparguete), cogumelos frescos, salsa ou coentros, azeite, sal e pimenta

coza a massa e escorra.
Num wok salteie os cogumelos em azeite e alho picado. Tempere com sal e pimenta. Junte a massa e os coentros. Deixe saltear uns minutos.
Acompanhou uma costeleta de vitela grelhada e uma saladinha..

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Frango frito na actifry... muito bom!!!


Só para fazer franguinho frito já vale a pena ter a actifry. fica delicioso e sem sujar o fogão. Esta receita já a retirei há algum tempo mas não sei de onde. Peço desculpa ao autor. Posso dar os parabéns porque realmente fica muito boa. O mel dá um aspecto mais brilhante e ligeiramente adocicado à carne.


1,5 kg de asinhas e perninhas de frango(usei menos quantidade de carne) ,1 c. sopa de mel,2 c. sopa de molho de soja,5 centímetros de gengibre ,sal q.b,pimenta 5 bagos,alho em pó com ervas,1 limão


Numa tigela temperei a carne com o mel, o molho de soja, o sumo do limão,o gengibre descascado e às rodelas, sal, pimenta e o alho em pó.
Deixei a marinar durante o dia para fazer ao jantar.
Coloquei a carne na Actifry e reservei o molho. Programei 40 min, ao fim de 25 min juntei a marinada e deixei terminar o programa.




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Couve salteada...


Uma sugestão para um acompanhamento diferente e que fica saboroso. ..

Couve, massa de alho, azeite, sal, vinagre


Corte a couve em tiras finas.
Salteie em azeite. Envolva um pouco de massa de alho e tempere com vinagre.
Deixe envolver bem nos temperos e retire.