quinta-feira, 26 de novembro de 2015

flan parisiense


Vi uma imagem deste flan e achei fantastico.. decidi guardar a receita e experimentar. parecido com uma tarte de nata mas sem base de massa. Quem provou gostou..:)


800ml de leite, 200ml de natas, 4 ovos,100g de Maizena,200g de açúcar,vagem de baunilha ( ou extracto q.b.)



Untar uma forma de 19 ou 20cm com aro removível com manteiga. Forrar o fundo e as laterais com papel vegetal e de forma a não formar rugas.

Aquecer o leite com a vagem de baunilha e as sementes raspadas. Assim que começar a ferver retirar do lume e remover a vagem. Numa saladeira, misturar os ovos com o açúcar. Juntar o amido de milho e por fim as natas e misturar novamente. Verter o leite quente, pouco a pouco, sem parar de mexer com um fouet. Levar ao lume até engrossar, mexendo sempre vigorosamente com uma vara de arames. (Thermomix-Bimby: Colocar no copo, o leite e os restantes ingredientes incluindo as sementes raspadas da vagem de baunilha. Programar 13 min./temp.90º/vel.4 ou até engrossar). Reservar o creme num recipiente e colar película aderente por cima para não criar crosta. Deixar arrefecer completamente.

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Espalhar o creme na forma e alisar bem. Levar ao forno 20min. a 200º e o tempo restante a 220ºC até ficar bem dourado e firme ao toque). Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite e servir no dia seguinte.

3 comentários:

  1. Que flan fantástico e delicioso certamente,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Já fiz e adorei é mesmo uma delicia
    A tua ficou linda e deu vontade de fazer outra vez

    ResponderEliminar

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!