segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pãozao



Mais uma receita do blog As minhas receitas. Já várias vezes feito cá em casa e também já aqui publicado. Mas é tão bom que não resito a publicar.. ;)

500 g de farinha,1 chávena de leite,1/2 chávena de óleo,30 g fermento de padeiro (ou 1 saqueta Fermipan),1 pitada de sal,gema ovo,fiambre,chourição fatiado,queijo fatiado,1 cebola às fatias fininhas,1 ou 2 tomates às fatias finas temperados com sal,azeite,oregãos


Comecei por colocar o leite morno onde previamente desfiz o fermento na cuba da máquina do pão. Coloquei depois o óleo, a farinha e o sal, por esta ordem. Liguei a máquina e deixei-a a fazer o seu trabalho.

Para quem não tem maquina de pão, a tarefa também é simples. Põe-se a farinha numa tigela grande. Faz-se uma cova no meio e põe-se o óleo, o leite morno onde se desfez o fermento e o sal. Bate-se com a batedeira com os arames grossos. Depois de bem batido deixa-se levedar uma hora.

Depois é só estender a massa. e rechear com as fatias de fiambre, queijo, chourição, a cebola e o tomate. Rega-se depois com 1 fiozinho de azeite e polvilha-se com oregãos.

Enrola-se como se fosse uma torta e põe-se num tabuleiro grande polvilhado previamente com farinha.

Pincela-se com gema de ovo e vai a forno médio (170ºC) durante cerca de 45 minutos.

1 comentário:

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!