sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Massa do marido


Esta massa foi feita pelo meu marido e devo dizer que estava DI-VI-NAL..

1 beringela, 10 tomates cereja, massa a gosto (usou uma mistura de penne e farfalle), 200 gr miolo de camarão, azeite, folhas de manjericão, 3 dentes de alho

Numa frigideira coloque azeite, folhas de manjericão cortada em tiras e 3 dentes de alho com casca esmagados. Deixe ganhar um pouco de sabor e adicione a beringela cortada em cubos. Deixe cozinhar um pouco e adicione o camarão. Deixe perder um pouco da água e junte o tomate. Tempere com sal, pimenta e deixe cozinhar. Quase no final adicione mais umas folhas de manjericão cortadas em tiras.
à parte coza a massa e depois envolva na frigideira.
No prato polvilhe com queijo parmesão.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Risotto de polvo

 
 
 


Cá em casa adoramos polvo e por vezes em vez de fazer o tradicional arroz de polvo, faço risotto e é mesmo muito bom... Eu faço na bimby, mas também é possivel de fazer no tacho, basta ter paciência para ir mexendo o arroz.

Polvo cozido (1/2 polvo de cerca de 2kg), 100 gr arroz arbóreo, 250 gr água, 50 gr vinho (já não sei bem se as quantidades de água e arroz foram estas) 1 tomate maduro, 30 gr azeite, 1 cebola picada, 3 dentes de alho, queijo parmesão, 1 noz de manteiga

Pique a cebola, o tomate e o alho 10 seg na vel. 5-6. Coloque o azeite e refogue 5 min, 100º, vel. colher inversa.
Junte o polvo e cozinhe 5 min na mesma velocidade e temperatura. Junte o arroz, a água e o vinho e deixe cozinhar 16 min, 100º, vel. CI. A 2 min do final adicione a manteiga.
Depois de terminar o tempo deixe repousar 2 min e retire para uma taça.
Polvilhe com parmesão.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tortilha


Massa cozida, sobras de frango assado e ovos... O que se pode fazer com isso? Claro para uma grande fã de tortilhas nada melhor que uma tortilha..eheh

fettucine cozido, sobras de frango assado, 6 ovos,1 cebola em rodelas sal, pimenta, salsa em pó

Numa frigideira coloque a cebola e refogue em azeite. Envolva a carne desfiada e a massa e envolva bem.
à parte bata os ovos e tempere com sal, pimenta e salsa.
Junte os ovos e deixe cozinhar de um lado para depois virar para o outro lado.
Deixe acabar de cozinhar e sirva com salada de tomate.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Tamboril marroquino


Esta receita é de sabores mais aromáticos, com especiarias mas é algo que gostei bastante.. Só não fiz o arroz branco mas teria sido o que ficaria melhor..


800g de cubos de tamboril,2 colheres de sopa de azeite ,1 cebola grande, em rodelas finas ,uma pitada de fios de açafrão,1 colher de café de canela ,1 colher de chá de coentros moidos ,1 colher de café de cominhos,1 colher de café de açafrão em pó,200g de tomate maduro ou de lata, em pedaços
300 ml de caldo de peixe ( usei água) ,50g de azeitonas verdes descaroçadas ,1 colher de sopa de limão de conserva ( usei sumo),1 molho de coentros frescos picados,sal e pimenta q.b.


Dispor o peixe numa travessa e temperar de sal e pimenta. Reservar cerca de 1 hora.
Aquecer o azeite numa caçarola, em lume brando, juntar a cebola e deixar cozer, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar tenra, mas sem alourar. Juntar o açafrão, a canela, os coentros moidos, os cominhos e os fios de açafrão e deixar cozer, mexendo sempre, durante 30 segundos.
Adicionar o tomate e o caldo e mexer bem. Assim que levantar fervura, tapar a caçarola e deixar ferver por 15 minutos. Destapar e deixar apurar até engrossar em pouco.
Adicionar o tamboril, envolver no molho e deixar cozer cerca de 10 minutos.
Juntar as azeitonas, o limão e os coentros frescos. Rectificar os temperos e servir com couscous, ou arroz branco.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Massa com carne



E porque nem sempre de receitas novas se vive cá em casa.. esta é uma prova disso!!eheh
Não é muito vulgar apetecer-me destas comidas "normais", mas outro dia apeteceu e fiz e soube muito bem

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Bacalhau à D. Conceição



Uma receita bem antiga mas muito boa...

Postas de bacalhau, cebolas em rodelas, batatas, azeite, tomate, ovos


Coza o bacalhau. Refogue a cebola em rodelas em azeite até ficar loura. Faca um puré de batata e um molho de tomate com bastante cebola em rodelas e muito tomate (não consigo precisar as quantidades..)
Num tabuleiro de ir Ao forno coloque o bacalhau lascado.egue com o molho de tomate. Disponha o puré por cima e regue com molho de tomate. Bata 6 ovos com sal e pimenta. Deite por cima. Leve ao forno até os ovos estarem louros.




segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Cheesecake de frutos vermelhos com laranja


Feito pela mamã para a sua festa de aniversário.. Muitoo bommm!!

base: 150 gr bolacha maria de chocolate triturada, 80 gr manteiga, 50 gr açucar
recheio: 6 folhas de gelatina incolor, 2 queijos frescos pequenos, 200 gr leite condensado, 0,5dl leite, 3dl natas frias

Cobertura: 400 gr frutos vermelhos congelados, 150 gr açucar, 1 pau de canela, 1 laranja (sumo )

Misture as bolachas com a manteiga e o açúcar. forre o fundo de uma tarteira de fundo amovível. calque e reserve no frio.
recheio: demolhe a gelatina em água por 3 min. escorra e derreta ao lume em banho maria. misture os queijos esmagados com os leites e junte a gelatina. envolva as natas batidas no preparado e verta na tarteira. reserve no frio. leve a lume brando os frutos vermelhos, a canela e o sumo de laranja até atingir o ponto de estrada (passe a colher no fundo do tacho. se a calda formar uma estrada que deixa a base do recipiente visível, o ponto foi atingido). deixe arrefecer. passe uma faca à volta da tarteira e desenforme o cheesecake. coloque o doce por cima e decore com frutos vermelhos.




quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Beringela recheada


Há já tanto tempo que não fazia beringelas recheadas e gosto tanto.. Esta resultou de um "mix" de várias receitas que vi.. Ficou deliciosa...


3 beringelas, 2 latas de atum, 4 pauzinhos de delicias do mar,1 cenoura ralada, 8 tomates secos,1 cebola, 2 dentes de alho,3 tomates maduros, açafrão, cominhos, molho de soja, queijo ralado

Abra as beringelas ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa com a ajuda de uma colher de gelado.Corte a polpa em pedaços.
Pique a cebola e os alhos e leve a refogar em azeite. Adicione a cenoura e cozinhe um pouco. Junte os tomates cortados em pedaços.Deixe cozinhar um pouco. Adicione a polpa da beringela e o tomate seco.borrife com um pouco de vinho e deixe cozinhar até os legumes estarem cozidos. Tempere com sal, pimenta, açafrão, cominhos e molho de soja. Adicione o atum e as delicias cortadas em rodelas. Envolva mais um pouco.
Recheie as beringelas com o preparado e coloque uma fatia de queijo por cima. Leve a gratinar.


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Tortilha de arroz




Já só me faltava uma destas.. tortilha de arroz! já tinha experimentado de batata e de massa agora foi a de arroz. sinceramente tenho dificuldade em decidir se gostei mais desta ou da de massa. Mesmo muito boa...

1 lata de atum, 6 tomates secos, 1/2 chavena de arroz, 1 cenoura, 8 ovos, cebola picada,azeite

Coza o arroz com a cenoura ralada em água com sal. escorra e reserve.
Pique a cebola e refogue em azeite. Junte o tomate seco e o atum. Deixe refogar bem. Tempere.
Junte o arroz e envolva bem.
à parte bata os ovos e adicione à frigideira. Deixe a tortilha cozinhar de um lado e depois com a ajuda de um prato vire e deixe cozinhar do outro.
Retire para um prato, corte em pedaços e sirva com salada.