segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pão com queijo, fiambre, azeitonas e passas


A receita é do blog da Joana Roque e foi feita pela minha mãe, que é a perita em bolas cá em casa...


500gr de farinha de trigo,1 saqueta de levedura seca (usei Vahiné),315 ml de água morna,15 gr de sal,15 gr de açúcar,4 fatias de presunto fatiado fino,4 fatias de fiambre,100gr de queijo mozarella ralado em fio,4 colheres de sopa de azeitonas verdes descaroçadas,2 colheres de sopa de passas de uvas

Preparação:

Com a máquina do pão, o procedimento é muito simples: colocar a água morna, o sal, o açúcar, a farinha e a levedura (por esta ordem) na máquina de pão. Ligar no programa de amassar e levedar e deixar a máquina fazer o seu trabalho.
Para quem não tem máquina o procedimento é também simples, embora seja necessário um maior esforço físico: Comece por colocar a farinha na superfície de trabalho.
Abra uma cova ao centro e coloque aí o sal, o açúcar e a água onde previamente juntou a levedura. Amasse bem, sovando e batendo com a massa até esta se apresentar elástica e maleável.
Coloque dentro de uma taça, cubra com um pano e deixe levedar cerca de 1 hora num sítio afastado das correntes de ar (eu costumo levedar dentro do microondas - não há corrente de ar que lá chegue!)
Ao fim desse tempo, quer tenha preparado a massa na máquina ou à mão, estique a massa com o rolo de cozinha formando um rectangulo. Coloque as fatias de presunto, o fimabre, o queijo e polvilhe com as azeitonas e as passas.
Enrole cuidadosamente fechando todas as pontas de modo a que o recheio não saia durante a cozedura.
Leve ao forno quente, 200ºC, durante 40 minutos ou até o pão estar cozido e douradinho.
Deixe arrefecer um pouco e sirva cortado em fatias.

2 comentários:

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!