segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tigelada


Este é um dos doces que me recordo desde pequena a minha mãe e a minha tia fazerem em casa.Gosto bastante e foi um dos docinhos da mesa de Natal..


casca de 1 limão,1 pau de canela,8 ovos,250gr de açúcar, 1 l de leite,canela em pó


Começe por levar o leite a ferver com o pau de canela e a casca de limão.
Misture bem os ovos com o açúcar e um pouco de canela em pó.
Adicione depois o leite quente em fio e incorpore bem na mistura de ovos.
Coloque a mistura numa taça de barro vidrada e leve a forno quente (200ºC) cerca de 45 minutos, ou até estar cozinhado.
Sirva depois de fria.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Doce de abobora aromatizado com gengibre, limão e canela


Mais um doce feito pela mamã e realmente o sabor deste é diferente e muito bom.
Para cada quilo de abobora a minha mãe usa cerca de meio quilo de açucar. assim temos:

8 KG abobora, 4 kg açucar, 4 ou 5 paus de canela, raspa de gengibre (raiz), casca de 1/2 limão

Parta a abobora em pedaços e por cima coloque o açucar, paus de canela, gengibre e limão. Deixe ficar de um dia para o outro.
No dia leve ao lume até obter ponto de estrada.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Sonhos..


Se há doce que gosto do Natal é os sonhos. Quem costuma fazê-los é a minha mãe. Mas desta vez tornei mais fácil o trabalho e fi-los na bimby. O resultado foi menos trabalho e uns sonhos muito bons..

250 g água,50 g manteiga,1 c. sopa banha,1 pitada sal,1 c. chá açucar,1 c. chá fermento , em pó p/ bolos,170 g farinha,4 ovos , grandes,q.b. óleo , p/ fritar


Pese a farinha e reserve.
Coloque no copo a água, a manteiga, a banha, o sal, o açúcar e programe 7 min/100ºC/vel 1.
Adicione a farinha de uma só vez e programe 15 seg/vel 4, deixe arrefecer, tirando o copo da base.
Numa tigela bata os ovos com um garfo, programe 15 seg/vel 4 e vá adicionando os ovos através do bocal da tampa.
Deixe repousar a massa durante uns minutos.
Em seguida coloque colheres pequenas de massa em óleo quente abundante, até que os sonhos fiquem dourados.
Envolva-os em açúcar e canela a gosto.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Frango com cogumelos


Esta receita é da Teleculinaria nº 1711 (23/1/12)


5 pernas de frango (usei várias partes), 1 lata de cogumelos inteiros, 1 sopa de cogumelos, 2dl vinho branco, 1dl água, salsa picada (esqueci de pôr:))


ligue o forno a 180º. Corte as pernas ao meio, deite num tabuleiro e tempere com pimenta.
Numa tigela misture o vinho com a água, junte o pó da sopa de cogumelos e mexa bem. Verta sobre o frango e junte os cogumelos.
Leve ao forno 50 min virando de vez em quando. Retire e polvilhe com salsa picada




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Linguini al nero di sepia à bulhão pato


Mais uma receita da Xana do blog Ratatui dos pobres. Foi a primeira vez que usei esta massa. Inicialmente pensei que tivesse um sabor intenso e que não fosse gostar mas não. Só acho demasiado cara para a massa, mas como comprei em promoção valeu a pena..:)

linguini nero, ameijoas(só usei camarão), miolo de camarão, 4 dentes de alho esmagados, 1 folha de louro, limão, azeite, vinho branco, coentros picados (Usei salsa)


coza a massa. À parte coloque o camarão e ameijoas num tacho tapado com fio de azeite, alho e louro. Quando as ameijoas abrirem refresque com vinho, junte coentros e deixe evaporar. Perfume com sumo de limão e sirva por cima da massa

domingo, 23 de dezembro de 2012

Lulas com linguini al nero di sepia


Uma ideia daqui outra dali e criei esta receita. Ficou muito boa...

800 g de Lulas inteiras limpas cortadas em rodelas,1/2 pacote de sopa de Cebola,1 colher sopa de Mostarda,1 colher de sopa de Polpa de tomate refogado,1 colher de sopa de molho Inglês,200 ml de Natas, 1 cebola


Pique a cebola. Leve a refogar em azeite. Junte a polpa de tomate.Adicione as lulas,
a mostarda, o molho inglês e deixe cozer as lulas. Quando quase cozidas junte as natas e deixe engrossar um pouco o molho.
Servi com linguini nero cozida

sábado, 22 de dezembro de 2012

Feliz Natal...


Para todos os meus amigos e seguidores do blog desejo um Feliz Natal cheio de coisinhas boas...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bacalhau com couves e batata


Um bacalhau com batatas cozidas diferente. Ficou óptimo.. E pode bem ser um prato de Natal..:)


Bacalhau, batatas, couve, broa, cebola,tomate seco, salsa, oregãos, azeite

Coza o bacalhau, as couves e batatas.
Faça uma cebolada com bastante cebola, alho e azeite.
Pique a broa com salsa, tomate seco,oregãos e azeite.
Num tabuleiro coloque o bacalhau, couve e batata.
Por cima coloque a cebolada.
Coloque a broa por cima e leve ao forno a tostar.



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pãozinho de queijo na tosteira



Susaninha obrigado por esta receitinha. Gostei muito e quem experimentou também. Muito mais rápido e pratico.

1 chávena de leite,3/4 Chavena de óleo,3 ovos,1 chavena de polvilho azedo,6 colheres (chá) de amido de milho,1/2 colher (chá) de sal,1 chavena de queijo ralado

Aqueça a tosteira. Bata todos os ingredientes no liquidificador.Unte levemente a sanduicheira com óleo (não coloquei)e despeje a massa.Feche e deixe assar até ficar bem douradinho.
Experimentei uma com doce de abobora e ficou óptima

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Migas 3 sabores


Esta receita veio na Revista Lusitana Espiga nº 40- novembro 2012. Foi feita pela minha mãe e gostaram muito...


Migas de couve: 200 gr couve cortada em juliana, 250 gr pão branco, 6 dentes de alho, 1 dl aeite, alho e pimentão, 1c.s vinagre
Migas de tomate: 150 gr pão branco, 50 gr broa de milho, 1 cebola, 5 dentes de alho, 4 tomates maduros, tomilho~
Migas de alho: 400 gr broa de milho, 8 dentes de lho, 1dl azeite, alho e pimentão, louro triturado, 1c.s vinagre



Migas de couve: coza a couve em água fervente com sal por 5 min. Corte o pão em fatias e coloque numa tigela. Refogue com o caldo da cozedura da couve e deixe amaciar. Refogue os alhos picados no azeite e junte o pão demolhado e a couve. Tempere com sal, alho e pimentão e cozinhe até secar. Envolva o vinagre e agite o tacho para enrolar as migas.
Coloque num recipiente de servir.
Migas de tomate: coloque o pão e a broa fatiadas numa tigela. Cubra com água quente e reserve. Refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Junte o tomate em pedaços sem pele e sementes e deixe amaciar. Envolva o pão escorrido e tempere com sal, tomilho e piripiri. Agite o tacho para enrolar as migas e coloque no recipiente de servir.
Migas de alho: corte a broa em fatias sem a codea e cubra com água quente. Refogue os alhos laminados no azeite e junte a broa escorrida. Tempere com sal, alho e pimenta e o lourro. Regue com o vinagre e mexa até secar. Agite o tacho para enrolar as migas. Junte ao prato onde já colocou as restantes migas.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

1ª refeição made in my nem actifry



Adquiri recentemente a nova actifry, a qual para quem não conhece tem 2 "partes" onde se pode cozinhar simultaneamente 2 coisas diferentes. Foi o que fiz nesta refeição: salmão e beringela grelhada.Sem cheiros, sem sujar fogão apenas esta maquineta..:)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Massa com polvo


Esta receita é da Xana do blog Ratatui dos pobres. A combinação de massa com polvo pode parecer estranha mas cá em casa adorámos...

350g massa mafalda corta, 500g de polvo já cozido,200g de gambas já cozidas,1 molho de coentros,6 dentes de alho,1 cebola pequena,Sumo de meio limão,3 ovos cozidos,Azeitonas pretas

Colocar um tacho largo com água ao lume e temperada generosamente com sal. Quando ferver colocar os talharins partidos ao meio e deixar cozer a massa al dente. Retirar do lume e escorrer num passador, passando por água fria para parar a cozedura.

Numa frigideira larga colocar os dentes de alho e a cebola picada, regar generosamente com azeite e juntar uns quantos coentros picados. Quando começar a alourar, juntar o polvo e o camarão, ajustar o sal e regar com o sumo de limão. Acrescentar mais coentros picados e deixar apurar por 5 minutos. Retirar do lume.

Na taça onde se vai servir colocar a massa e juntar a mistura de polvo e gambas. Acrescentar as azeitonas a gosto, regar novamente com azeite e envolver bem. Por cima colocar os ovos cozidos picados grosseiramente e acrescentar novamente coentros picados. Servir e apreciar.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Acompanhamentos


E quando não apetece a tradicional salada para acompanhar um peixinho? Preparei uma beringela grelhada,uns cogumelos salteados e um arroz de cenoura aromatizado com coentros. Delicioso..
Era só para vos deixar umas ideias...:)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Frango corado


pedaços de frango, 2 dentes de alho, 40 gr margarina, 2c.s azeite, 2dl vinho branco, 1 cubo de caldo de galinha, sumo de 1 limão, 2 c.s massa pimentão, tomilho q.b


coloque os pedaços de frango num tabuleiro e tempere com alhos picados, o caldo de galinha desfeito, o sumo de limão, sal e pimenta, tomilho e massa de pimentão Deixe marinar 30 min.
Ligue o forno a 180º. Regue o frango com vinho e azeite, disponha a margariana em pedaços por cima e leve ao forno 45min, virando e regando com o próprio molho. Retire do forno.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Arroz de peixe com especiarias



Uma receitinha da Joana Roque. Adoro as receitas dela. Esta ficou bem saborosa. O toque das especiarias dá um sabor diferente ao prato.

2 postas de peixe branco,1 medida de arroz vaporizado,1 cebola grande,2 dentes de alho
1 colher de chá de pó de caril,1 colher de chá de cominhos,1 colher de café de gengibre em pó,piri-piri moído a gosto,azeite q.b.,sal e pimenta q.b.,salsa ou coentros picados q.b.



Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar num pouco de azeite. Entretanto misture as especiarias e deixe cozinhar acrescentando uma ou duas colheres de sopa de água.
Junte depois o arroz e deixe fritar juntamente com as especiarias. Acrescente depois duas medidas de água e tempere de sal e pimenta.
Entretanto tempere o peixe com sal, pimenta e um pouco de pó de caril e coloque-o no tacho sobre o arroz. Tape e deixe cozinhar até o arroz ter absorvido toda a água e o peixe estar cozido. Sirva polvilhado com um pouco de salsa ou coentros picados.