terça-feira, 30 de novembro de 2010

Risotto de fiambre, ervilhas e cogumelos


Esta receita foi retirada do blog da Soraia Silva. Pode servir como acompanhamento ou como refeição ligeira como foi cá em casa. O risotto é um prato que fica sempre muito agradável e este não foi excepção..

1 Cebola pequena,Arroz para Risotto qb.,Ervilhas qb.,1/2 Lata de Cogumelos,Fiambre qb.,1/2Copo de Vinho Branco,1 Caldo Knorr diluído num litro de água a ferver,1 Noz de Manteiga,Queijo ralado qb.,Sal e pimenta qb


Aloure a cebola na manteiga.
Adicione as ervilhas, os cogumelos e o fiambre cortado e dê uma mexidela. Junte o vinho e deixe evaporar.
junte o arroz e deixe fritar por uns minutos.
Vá juntando 1/4 do caldo Knorr de cada vez, até o risotto "absorver" a água. Repita esta operação durante os cerca de 18 minutos da cozedura do arroz.
Tempere com sal e pimenta e junte o queijo ralado. Desligue o lume e aguarde 2 minutos, antes de servir.


domingo, 28 de novembro de 2010

Massa cremosa com lulas




Mais uma receitinha maravilhosa de massa associada a umas lulinhas. Ficou divinal...

600 g de lulas (limpas e congeladas),150 gr de miolo de camarão congelado,2 cebolas,2 dentes de alho,2,5 dl de molho béchamel,1 dl de vinho branco,2 colheres (sopa) de polpa de tomate,2 colheres (sopa) de azeite,3 colher (sopa) de queijo muzarela ralado,1 ramo de coentros ( usei salsa),1 colher (café) de sal,Pimenta q. b.,Massa (Lacinhos- usei outro tipo de massa)


Descongelar e lavar as lulas, cortar às rodelas finas e temperar com sal e pimenta. Reservar.
Num tacho, levar o azeite ao lume juntamente com as cebolas cortadas em rodelas muito finas e os dentes de alho esmagados. Quando estes começarem a ficar louros juntar as lulas, bem escorridas, a polpa de tomate, o ramo de coentros picados e o vinho branco. Envolver os ingredientes e tapar o tacho para que as lulas suem, adicionar o miolo de camarão e deixar ferver durante 3 minutos.
Entretanto cozer a massa, num tacho com bastante água, temperar com um pouco de sal.
Quando estiver a gosto, escorrer e passar por água fria, deixar escorrer bem.
Quando as lulas estiverem tenras, adicionar metade do molho béchamel. Envolver bem, rectificar os temperos e retirar do lume.
Colocar os lacinhos no fundo de um tabuleiro de forno a por cima o preparado das lulas, regar com o restante molho béchamel, polvilhar com o queijo.

Antes de ir ao forno..




Levar a forno pré-aquecido para gratinar.

Ao sair do forno..

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bacalhau do meu paizito..


Uma pequena homenagem ao meu paizito que todos os sábados faz o almoço depois das meninas chegaren do ginásio. Digam lá que ele não tem dotes de cozinheiro? Até dá para salivar...
Um simples bacalhau com batata a murro com um aspecto aprimorado..

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Solha frita com arroz de tomate



Cá em casa não há só receitas novas todos os dias. De vez em quando comem-se coisas " normais". Há já algum tempo que me apetecia fazer este pratinho ( e não são desejos de grávida!!) pois é uma comida que adoro.

Postas de solha, sal, pimenta, alho em pó, sumo de limão,farinha, óleo, cebola, alho, 2 tomates maduros

Tempere o peixe com sal, pimenta, alho em pó e bastante sumo de limão. Deixe tomar gosto umas horas.
Na hora de cozinhar passe o peixe por farinha e frite em óleo.
Num tacho faça um refogado com cebola e alho picado em azeite. Junte o tomate picado.Refogue bem. Junte o arroz e deixe fritar um pouco. Junte o dobro da quantidade de água do arroz. Deixe cozer. Quase no final coloque umas gotinhas de vinagre ( torna o arroz mais soltinho e mais saboroso- é um pequeno truque que a minha sogra me ensinou).
Sirva o peixe com o arroz.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Esparguete com cogumelos e espinafres, salteado com azeite, alho e coentros



Esta receita foi retirada do blog As receitas lá de casa. Foi feita pelo maridinho e foi um excelente acompanhamento para uns bifes grelhados. Ficou mesmo saborosa...


250g de esparguete integral (usei normal),300g de espinafres congelados,8 cogumelos naturais cortados em fatias finas,2 colheres de sopa de azeite,2 dentes de alho picados finos,2 pés de coentros picados finos ( usou salsa porque não aprecia muito os coentros)


Colocar um tacho com água ao lume. Depois de estar a ferver, temperar a água com sal e juntar o esparguete. Deixar cozinhar. Quando o esparguete estiver a meio da cozedura (cerca de 4 a 5 minutos) adicionar os espinafres, separar com um garfo, e deixar cozer. Ao fim de 3 a 4 minutos, retirar do lume, e escorrer para um passador . No mesmo tacho ( ele fez noutro tacho) colocar o azeite, o alho e os coentros picados. Levar a lume brando. Quando o azeite começar a ferver, juntar os cogumelos e deixar cozinhar até estarem macios, mexendo ocasionalmente com um garfo. Por fim, colocar o esparguete e os espinafres novamente no tacho, envolver bem e desligar o lume.

domingo, 21 de novembro de 2010

Jantar com amigos..



Uma receitinha simples que foi feita pela minha amiguita angela, que ainda não se convenceu que já tem dotes de cozinheira. Por isso aqui partilho esta pizza que estava muito boa. Para ti, para te incentivar os teus dotes..:)
Digam lá que não tem bom aspecto?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tagliatelle com camarão e alho



Mais uma receita de massa com marisco, duas coisas que adoro. Ficou deliciosa...

400gr tagliatelle, 30 a 40camarões descascados ( usei miolo de camarão), 100gr bacon picado, 5dentes de alho, 2c.s salsa picada, 100gr tomate em cubos, 1/2dl vinho branco, 1/2 limão, 1/2 dl azeite


Refogue o bacon no azeite. Junte o alho.Junte o camarão.Refresque com vinho e tempere.Coza a massa.Quando estiver cozida junte a mistura e salteie ligeiramente.Junte o sumo de limão, o tomate e a salsa. Tempere e sirva.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Almondegas com molho de cebola



Cá em casa gostamos muito de almondegas e por isso gosto sempre de ir experimentando receitas novas. Esta ficou muito boa.

2 cebolas grandes,30 gr. de azeite extra virgem,1 colher de sopa de sopa de cebola,200 ml de leite ( Usei uma mistura de leite com leite de coco),2 colheres de sopa de farinha sem fermento,12 almôndegas ( usei almondegas feitas em casa e eram mais),Pimenta preta moída na hora,1 colher de sopa de coentros picados finamente (usei salsa picada)


Colocar o azeite numa tacho e levar a aquecer em lume médio. Adicionar as 3 cebolas cortadas às rodelas e deixar as cebolas diminuirem o volume em lume baixo durante 15-20 minutos.
Adicionar as almôndegas e fritá-las durante 5-7 minutos em lume médio. Adicionar o leite com a farinha e a sopa de cebola dissolvidas e mexer com ajuda de uma colher de pau durante 5 minutos. Até o molho ganhar consistência e polvilhe com os coentros picados.
Acompanhei com esparguete com salada

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Caril de peixe




Esta receita foi retirada do blog As receitas da Amelie do qual já experimentei várias receitas e nenhuma desiludiu. Esta estava maravilhosa. Os meus pais vieram jantar connosco e também adoraram. Toda gente dizia que até se comia só arroz com molho..:)

4 postas de abrotea (usei perca), 1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, 1 folha de louro, 1/2lata de leite de coco, 2c.s azeite, salsa, 3 tomates, 1c.s caril, 1c.chá pimentão doce, 1c.chá açafrao,

Aqueça o azeite numa frigideira, onde irá alourar a cebola e os alhos com a folha de louro. crescente a malagueta picada e o tomate cortado em pedacinhos (pode ser fresco ou de conserva), e deixe apurar alguns minuto. Junte as especiarias, mexa e disponha o peixe. Tape uns 3 minutos. Nesta altura junte o leite de côco, e tempere de sal. Mexa delicadamente o molho para que o peixe não se parta. Apura uns 10 minutos e está pronto a servir. Polvilhe com salsa ou coentros, e acompanhe com arroz branco ou basmati.

sábado, 13 de novembro de 2010

Beringela recheada com peru



Já tinha dito que gosto muito de beringela. Há já algum tempo que não fazia nenhuma receita. Lá resolvi testar esta e ficou deliciosa..

2 Beringelas,3 Fatias de queijo,3 Bifinhos de perú,20 gr de azeite,3 Cenouras,1 Cebola,3 Dentes de alho,1/2 Lata de tomate em cubos,1 Lata de cogumelo inteiros (pequenos),1 Caldo carne,1 Malagueta
Oregãos,Ervas de Provence,Salsa,Polpa da beringela

Ralar o queijo partido em pedaços pressionando o Turbo algumas vezes, reserve.
Ralar os bifinhos de perú, pressionando o Turbo algumas vezes, reserve.
Cortar as beringelas em metades, no sentido do comprimento.
Retirar a polpa, depois espalhe sal sobre as beringelas, reserve.
Inserir no copo a cebola, alho, cenoura e a polpa das beringelas, e picar 10 seg, vel. 5
Juntar o tomate, o azeite e programe e as especiarias 7 min., temp. 100º, vel.2
Adicionar a carne e o caldo e programe 15 min., temp. 100º, vel. colher inversa
A meio do tempo adicionar os cogumelos pelo bucal.

Cortar um pouco da casca da beringela para ela apoiar.
Encher as beringelas com o preparado, e por cima colocar o queijo ralado.
Pôr as beringelas numa travessa, pirex ou tabuleiro untado com gordura (eu pus azeite) para que não se agarre.
colocar em forno pré-aquecido durante 30 min. ou até estar pronto

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Esparguete oriental




Esta receita retirei do site da milaneza. É óptima para aproveitar sobras de frango. Foi feita pelo maridinho e ficou muito saborosa.

250 g Esparguete (usei linguini) ,1 cebola bem picada,1 dente-de-alho esmagado,125 g de cogumelos em fatias,125 g de presunto cortado em tiras,gengibre (serve uma peça de 2 cm),50 g de ervilhas,125 g de camarões descascados,125 g de galinha cozida,75 ml de caldo de galinha,4 colheres (chá) de molho de soja,1 cálice de “Sherry” ou Vinho do Porto Seco,1 colher (café) de caril,sal q.b.,óleo vegetal q.b.

Numa frigideira grande, aqueça o óleo. Junte a cebola, o alho, os cogumelos, o presunto e o gengibre. Mexa bem e deixe cozer uns 10 minutos em temperatura mais baixa.
Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais uns 4 minutos.
Coza a massa em água a ferver e escorra.
Esfie a carne de galinha. Tempere a mistura da frigideira com caril e sal. Junte os camarões, a galinha, o caldo, o molho de soja e o vinho. Mexa com cuidado.
Junte por fim a massa.
Aqueça bem a mistura e sirva.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sardinhas assadas no forno



Esta receita já retirei há algum tempo do blog Cardápio de sabores mas só agora foram feitas. Depois de também ter visto nos Docinhosdaucic fiquei ainda mais inspirada para a fazer. Esta é um pouco diferente mas ficou deliciosa. Cá em casa todos gostámos.

1 kg de sardinhas,1 cebola grande,4 dentes de alho,sal q.b. ; colorau q.b.,farinha de milho q.b. ( usei farinha de trigo),1 piri-piri em grão,azeite q.b.,vinagre q.b.,salsa q.b.


Amanham-se as sardinhas. Colocam-se em sal durante 30min, pelo menos. Descasca-se a cebola ás meias luas e deita-se para um pirex. Pica-se o alho e junta-se á cebola.
Panam-se as sardinhas com a farinha de milho e colocam-se no pirex. Junta-se o grão de piri-piri partido aos bocados, polvilham-se com colorau, junta-se a salsa e rega-se com azeite e umas gotas de vinagre.
Vão ao forno até estarem douradinhas, cerca de 30 min.



Foram acompanhadas com estas batatinhas que são muito fáceis de fazer e que ficam muito boas.
Num tacho coloque as batatinhas bem lavadas cobrindo o fundo de um tacho com apenas um pouco de água. Polvilhe com sal. Coza em lume brando com o tacho tapado.
No final retire as batatas e dê-lhes um " murro". Coloque as batatas num tacho, regue com azeite, polvilhe com salsa picada e alho também picado.

domingo, 7 de novembro de 2010

Patê diferente



Para um almoço com amigos pediram-me para levar um patê. Embora nesses dias não se deva fazer experiências lá decidi arriscar e fazer algo diferente. E em vez da tradicional maionese usei queijo creme. Ficou muito bom, pelo menos quem provou disse que gostou..

2 latas de atum, 10 palitos de delicias do mar, 1 embalagem de queijo creme, mostarda q.b, alho em pó q.b, sal e pimenta q.b


Triture bem o atum e as delicias do mar. Envolva o queijo, a mostarda, o alho e tempere. Misture bem até ficar tudo bem ligado.
Sirva com tostinhas.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chanfana do meu pai



Um prato muito tradicional na zona de Coimbra e que sempre me lembro de a minha avó fazer sobretudo em épocas festivas. O meu pai também herdou o mesmo talento para cozinhar este prato. Estava mesmo muito boa. É certo que demora muitas horas e ser confeccionado mas o resultado final é muito bom.

carne de cabra, cabeças de alhos inteira e com casca (após serem lavados- e quanto mais alho melhor), sal, pimenta, louro, colorau, vinho tinto ( de preferência carrascão- o da zona da bairrada é o melhor), 1 pedaço de toucinho, azeite, banha

No dia anterior temperar a carne bem como o toucinho ( que lhe vai dar um sabor especial)com todos os ingredientes acima referidos. O vinho deverá cobrir toda a carne.
No dia coloque tudo isto numa caçoila de barro e leve ao forno que demora cerca de 5 a 6 horas para ficar bem cozinhada. Quem tiver forno de lenha poderá utilizar, tal como fazia a minha avó.
Vá virando a carne para que vá tostando de todos os lados e todos os pedaços.
Acompanhámos com migas mas o ideal será com batata cozida.

Ao sair do forno..


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bifes de peru pizzaiola



Esta receita retirei do blog Receitas da Carlita. Foi feita pelo maridinho e estava simplesmente deliciosa. Ele por acaso fez na bimby, mas eu tinha pensado em grelhar os bifes ( não muito para não ficarem secos) e usar molho de tomate de compra, mas ele fez tudo direitinho como na receita. Mas para facilitar podem usar o molho de tomate de compra.


200 g de queijo flamengo ( usei queijo ralado) ,50 gramas de azeite,1 cebola,2 dentes de alho,800 gramas de peitos de frango (usei bifes de peru) ,Sal e pimenta q.b. ,600 gramas de tomate em pedaços ,1 caldo de legumes ,1 colher de chá de açúcar
Orégãos q.b.


Coloque no copo o queijo e programe 5 seg,vel.5.
Reservar.
Sem lavar o copo, coloque o azeite, a cebola e os alhos e pique 6 seg,vel5.
Programe 5 min,100º,vel 1.
Coloque na Varoma, os peitos de frango partidos ao meio (abertos) e tempere com sal e pimenta.
No copo junte o tomate, o caldo, o açúcar.
Coloque a Varoma e programe 25 min,temp. varoma,vel 1.
Retire.
Coloque os peitos de de frango num pirex, regue com o molho de tomate e coloque o queijo por cima.
Polvilhe com orégãos e leve ao forno 15min para gratinar.
Acompanhar com esparguete e saladinha.

Ao sair do forno..

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Coelho com cerveja



Mais um coelhinho caseiro da minha sogra com uma receitinha diferente. Ficou mesmo muito bom.

1 coelho, 3 c.s mostarda, 3 dl cerveja, 1 lata de cogumelos, 80 gr margarina ( usei banha), 2 dl leite, 150 gr bacon, 3 cravinhos


Corte o coelho em pedaços, misture-os com a mostarda,a cerveja e junte o bacon em pedaços e deixe marinar pelo menos 1 hora.Escorra os pedaços, passe-os por farinha e aloure com a margarina.Junte os cogumelos, deixe estufar 10min.Junte a marinada e cozinhe 20 a 30min.Regue com o leite e deixe ferver mais um pouco.
Polvilhe com salsa picada.
Acompanhei com arroz de cenoura e salada.