domingo, 28 de fevereiro de 2010

Bolo de maçã, noz e café



Este foi um bolinho feito pela minha mãezita, que se inspirou numa outra receita e adaptou-a à moda dela. Ficou um bolinho delicioso...

6 Ovos,200 gr. de Açúcar,100 gr de Margarina, 2 colher (de sopa) de Café (granulado instântaneo), 2 Iogurtes naturais,400 gr. de Farinha,1 colher (de sobremesa) de Fermento, 4 Maçãs pequenas, Nozes q.b, Açúcar e Canela

Corta-se as maçãs em pedaços e partem-se as nozes.
Unte uma forma com manteiga e povilhe com farinha.
Coloque as maçãs a macerar com um pouco de açucar e canela.
Bata os ovos e o açucar até ficar em creme.
Adiciona-se a margarina, o café e os iogurte e mistura-se.
Por fim a farinha e o fermento, envolvendo bem.
Coloque a maçã e as nozes em camadas alternadas com a massa.
Coloque na forma e leve ao forno.

Cogumelos com bacon e broa



Ontem vieram cá a casa uns amigos jantar. Por isso o jantar foi um pouco mais reforçado. Uma das entradas foi esta, uma coisa super simples e ficou delicioso, toda gente adorou, pelo menos foi o que disseram...:) Espero que também vocês gostem desta minha sugestão.

600 gr cogumelos frescos, 1/4 de broa, 150 gr bacon cortado em pedaços,2 dentes de

Leve os dentes de alho a alourar, junto com o azeite numa frigideira. Lave os cogumelos e corte em fatias. Junte ao azeite e deixe cozinhar até eles estarem tenros e libertarem a água. Temperei com sal, pimenta e oregãos. Corte o bacon aos cubos e adicione aos cogumelos. Envolva e deixe cozinhar um pouco. Pique a broa e junte. Envolva e sirva de seguida.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cheesecake de maracujá



Hoje vamos ter uns amigos a jantar cá em casa. Quis fazer uma sobremesa um pouco diferente mas algo que já tivesse feito. Esta foi a primeira escolha. Já a tinha feito há bastante tempo e como na altura não tinha blog só agora a publico. Cá em casa adorámos quando fiz a primeira vez. Vamos ver se vai ser aprovado pelo pessoal...:)

400gr queijo creme, tipo philadelphia( 2 pacotes), 400gr natas bem frias( uso 2 pacotes de natas), 400gr polpa de maracuja, 250gr bolacha maria, 150gr açucar, 100gr manteiga, 1lata de leite condensado, 6folhas de gelatina, 1c.cha maisena

Tradicional: Demolhe a gelatina em água fria.
Triture as bolachas até ficar em pó.
Derreta a manteiga e depois junte as bolachas. Forre uma forma de fundo amovível com a massa obtida.
Leve cerca de 100 gr de polpa de maracujá ao lume e deixe aquecer um pouco. Junte as folhas de gelatina espremida e o leite condensado, mexa bem e retire do lume. Reserve.
Bata as natas em chantily e junte depois o queijo creme e bata mais um pouco para envolver. Adicione a mistura de leite condensado.
Coloque sobre a base de bolacha e leve ao frigorifico para solidificar.
Leve a restante polpa de maracujá ao lume com a maisena e o açucar. Deixe arrefecer.
Desenforme o cheesecake e regue com a calda de fruta.


Bimby:Demolhe a gelatina em água fria.Deite as bolachas no copo, de uns toques de turbo ate que fiquem em pó e reserve.
Coloque depois a manteiga no copo e programe 90º, vel.3 1min ou até que fique derretida.Ligue na mesma temperatura e velocidade e junte a bolacha pelo buraco.
Retire e forre uma forma de fundo amovivel.
Deite 100gr polpa de maracuja no copo e programe 100º, 2min, vel.3.Ligue 100º, vel.3, junte a gelatina espremida e o leite condensado e deixe bater até ficar um creme.Retire do copo, coloque numa taça e reserve.Deixe arrefecer o copo, lave e limpe.Encaixe a borboleta, junte as natas e ligue na vel.3,5 furante 3min.Quando estiverem quase chantily junte o queijo pelo buraco e deixe bater mais um pouco até envolver.Adicione a mistura de leite condensado e ligue 5seg., vel.4.Verta para a forma e leve ao frigorfico para solidificar.
Encaixe o acessorio misturador, deite a restante polpa, o açucar, a farinha e programe 100º, 5min, vel.4.Retire e reserve.Desenforme e regue com o molho.

Doce bicolor



Este foi um doce que me lembro de já ter feito há muito tempo e que ficou bom. Hoje decidi fazer para saber se ainda mantenho a mesma opinião... Acho que fica uma sobremesa bonita e é uma forma diferente de comer mousse de chocolate.
Foi a segunda sobremesa para o jantar de hoje.

Creme de chocolate: 200gr chocolate, 2c.s margarina vegetal, 3c.s açucar, 5gemas, 2c.s rum, 3c.chá café
Creme de baunilha: 1c.s farinha, 150gr açucar, 1ovo, 3gemas, 0,5l leite, 1/2 limão(casca), 1vagem de baunilha
Creme e decoração: 6claras, 3c.s açucar,

Comece por preparar o creme de chocolate: leve ao lume, em banho maria, o chocolate em pedaços com a margarina, o açucar até derreter.Retire do calor e junte as gemas, o rum e o café.



Creme de baunilha: misture a farinha, o açucar, o ovo, as gemas, o leite, a casca de limão e a baunilha.Leve ao lume em banho maria até engrossar. Passe por um passador e deixe arrefecer.



Creme e decoração: Bata as claras em castelo, junte o açucar e bata mais um pouco.Divida pelos cremes.Alterne os cremes em taças individuais e polvilhe com amendoa picada.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Natas com cogumelos porcini


Foi a primeira vez que fiz uma receita usando este tipo de natas. Não sei se foi das natas ou se da receita no global, mas o que é facto é que a receita ficou deliciosa. Para quem não conhece deixo a imagem do pacote, para quem queira experimentar.

Bifinhos de peru deliciosos


Esta receita corresponde mesmo ao nome. Talvez seja das melhores receitas de bifes de peru que fiz até hoje. Fica com um molho super cremoso e muito bom de sabor

1 pacote de Nata com Cogumelos Porcini Parmalat,4 bifes de peru,150 grs. de cogumelos frescos, 1 colher de café de caril,1/2 cubo de caldo de galinha,1 cebola grande,2 c.s azeite,sal q.b.,pimenta moída na altura q.b.,100 grs. de fiambre numa só fatia cortado em cubinhos

Corte os bifes de peru em tiras finas.
Tempere com sal e pimenta.
Leve uma frigideira ao lume com a margarina e o quando estiver quente frita-se ligeiramente as tiras de peru.
Retire e reserve.
Na mesma gordura, junte a cebola picada, os cogumelos previamente lavados e laminados.
Deixa-se estufar em lume brando até evaporar toda a água.
Adicione o fiambre cortado em cubos o 1/2 cubo de caldo de galinha.
Junte o peru, a Nata com Cogumelos Porcini e o caril mexa tudo muito bem.
Rectifique os temperos e deixe fervilhar um pouco.
Retire do lume polvilhe com um pouco de salsa picada. Acompanhei com massa fusilli.
Aqui a imagem dos bifinhos de peru na frigideira.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Risotto de tomate seco



Há quem pense que o risotto é um prato dificil de fazer, mas continuo a dizer que não é. O risotto é apenas um arroz diferente, porque fica mais cremoso. Mesmo quem não tem bimby, pode fazê-lo. Por exemplo, os meus pais desde que provaram risotto cá em casa adoraram e já o fez em casa, mesmo sem bimby. Eu apenas faço na bimby, porque se torna mais fácil, porque escuso de o mexer... Este ficou um pouquinho mais seco, mas de sabor muito bom.


1/2 cebola, 2 dentes de alho,50 gr tomate seco, folhas de manjericão ( usei uma pitada de manjericão seco), 150 gr arroz para risotto, 40gr manteiga, 30 ml vinho branco, 0, 25 L caldo de carne( usando 1 cubo de caldo de carne,que é colocado na água e depois aquecido), 120 gr queijo parmesão ralado( para quem quiser)


Pique a cebola,o alho e parta o tomate em pedacinhos. Refogue na manteiga( eu usei o azeite onde vem conservado o tomate seco)
Junte o arroz e o vinho.
Junte o caldo lentamente, até o arroz estar cozido.
Junte depois o queijo e o manjericão.
Sirva bem quente.
Bimby: Colocar no copo a cebola, o alho, picar 7seg. vel 5. Picar o tomate seco 5 seg, vel. 7. Junte o azeite e refogar 5 min temp 100 vel 1
No final acrescentar a água ou o caldo, o vinho e o arroz. Tempere com manjericão. Envolver um pouco com a espátula. Programar 16 min. temp 100 vel 2 inversa

Filetes de polvo




Outro dia tinha feito arroz de polvo e como era um polvo enorme tive que congelar uma parte dele e hoje resolvi fazer esta receita. Ficou bastante bom, embora quanto a mim as pataniscas de polvo sejam ainda melhores.

1 polvo, 1 limão, 100 gr farinha, 1 ovo, 2 c.s azeite, arroz carolino, 1 cebola, 6c.s azeite, água de cozer o polvo, salsa picada

Coza o polvo em água temperada com cebola inteira. Escorra, retire a pele e corte em pedacinhos.Corte a parte mais fina dos tentaculos e cabeça.( eu usei polvo que já estava cozido)Reserve para o arroz.Tempere o polvo com sal pimenta, sumo de limão e alhos.Deite a farinha numa tigela, junte água, ovo e azeite. ( Eu juntei também um pouco de salsa picada)Mexa e deixe repousar 30min.Escorra o polvo da marinada e passe-os por farinha e pelo polme.Frite em óleo quente.
Para o arroz: Pique a cebola e aloure em azeite.Regue com o caldo do polvo.Deixe ferver, tempere e junte o arroz e o polvo. Tape e deixe cozinhar.( esta é a opção que estava na receita.
Como não tinha a água do polvo, acompanhei com risotto de tomate seco e salada

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pão saloio


305 ml água, 1,5 c.medidoras( pequenas) de sal, 1/2 c.medidora( grande) de açucar, 415gr de farinha de trigo, 95 gr farinha integral, 1 e 1/2 c. medidora pequena de fermento

Colocar na cuba da máquina os ingredientes plea seguinte ordem:
Água
sal
açucar
farinha de trigo
farinha integral
fermento
Programar a máquina, no meu caso é o menu 2 que corresponde a pão francês.

Quente e frio de maçã


Outro dia fiz uma sobremesa muito parecida com esta. Esta é ainda mais fácil e mais natural. E serviu de sobremesa para uma vinda dos nossos queridos vizinhos cá a casa. Foi aprovada por todos, até porque é uma sobremesa muito fácil de fazer, boa para visitas de última hora, basta ter um gelado de baunilha no congelador e umas maçãs no cesto da fruta... :)


6 maçãs,1/2 colher de sopa de açúcar,Canela qb, gelado de baunilha

Descascar e cortar a maçã aos cubinhos, adicionar a o açúcar e canela a gosto. Levar ao micro-ondas durante +/- 6 min.
Depois é só colocar uma bola de gelado de baunilha.

Terrina de forno



Uma receita fácil para usar filetes e que de sabor fica bom, mas não sei porquê no final de ir ao forno estava bastante liquido apesar do bechamel estar bem cremoso...A cozinha tem dias assim..
6 filetes de pescada,2,5 dl de molho branco,2 colheres (sopa) de ervilhas cozidas,2 cenouras ralada,pão ralado,1 pitada de noz-moscada

Temperei o peixe com sal,pimenta e sumo de limão e deixei tomar gosto cerca de 2h.
Coze-se o peixe e desfia-se. Faz-se o molho branco, a que se junta uma pitada de noz-moscada. Junta-se o peixe, as ervilhas, as cenouras.Tempera-se com sal e pimenta.
Coloca-se num recipiente, polvilha-se com pão ralado e leva-se ao forno a tostar.




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Alheiras na actifry



Já tinha ouvido falar em fazer alheiras na actifry. Como tinha umas no frigorifico à espera de serem utilizadas, lá resolvi experimentar. E a experiência foi boa, porque não há espirros de gordura por todo lado e a actifry limpa-se muito facilmente.
Basta colocá-las lá e aguardar cerca de 15min, virando a meio do tempo.
Eu servi com umas migas de couve.
Aqui estão elas na actifry.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Tarte de carne picada



Mais uma receitinha feita pela minha mãezita e que é óptima para aproveitar sobras de carne, neste caso de lombo assado. Para quem gosta de caril ainda melhor. Ficou muito boa...

Massa: 300gr farinha, 50 gr manteiga, 1 ovo, água, 1 gema para pincelar
Recheio: 1 cebola, 3 dentes de alho, 2 cenouras ( não usou), 1dl azeite, 50 gr cogumelos, 300 gr carne de peru picada ( a minha mãe usou sobras de lombo assado), 1 c.c há caril, 2dl molho bechamel, tomilho q.b

Faça a massa juntando a farinha com a manteiga e o sal. Envolva o ovo e a água até obter uma mistura moldável. Tenda a massa sobre uma superficie enfarinhada e com metade desta forre a tarteira previamente untada com manteiga.
Recheio: refogue a cebola, os alhos picados no azeite. Junte os cogumelos e deixe estufar 3min, com o tacho tapado. Junte a carne e envolva no refogado. Tempere com sal, pimenta e caril. Junte o bechamel e o tomilho. Deixe cozinhar 2 min. Verta na tarteira e cubra com a restante massa.Apare os bordos e pincele com gema batida para colarem. Dê alguns golpes na superficie da tarte e pincele com a restante gema. Leve ao forno a 200º por 35min.
A saida do forno...

Lasanha de atum



Depois de uma noite de "moina" sabe muito bem ter alguem que nos faça o almoço.
Esta receita foi feita pela minha mãezita e como a minha amiguita Ana T. já me tinha pedido esta receita, lá resolvi fotografar. É uma receita super fácil e deliciosa... É lasanha e basta.... :)


1cebola grande, 2c.s azeite, polpa de tomate, tomate em pedaços, 3latas de atum, placas de lasanha, queijo ralado, azeitonas, molho bechamel ( Pode usar bechamel de compra para ser mais fácil e rápido)


Pique a cebola e aloure no azeite.Junte a polpa de tomate e o tomate em pedaços e deixar estufar.Junte o atum e as azeitonas picadas.
Num pirex untado com margarina disponha em camadas: placas de lasanha, preparado de atum e depois o queijo com o bechamel.Leve ao forno até cozer a massa e gratinar o queijo.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Massa de arroz com sabor a mar



Esta refeição foi feita em pouco mais de 10 min. Muito fácil, rápida e muito boa para quem gosta de comida tipo chinesa.

150 a 200gr massa chinesa, 300 a 400gr marisco, 150gr alho francês, 150gr cenoura ralada, 100gr cogumelos, 100gr rebentos de soja ( eu usei mistura chinesa congelada), 2c.chá maisena, 2 a 3c.s molho de soja, 1/2 copo de água, mel ou açucar mascavado( eu usei açucar branco)

Coza a massa.Escorra.
Aqueça um pouco de azeite numa frigideira ou no wok.Junte os mariscos e deixe descongelar. Junte o alho francês, a cenoura e os cogumelos, salteie.
Dissolva na água a maisena, o molho de soja e 1 a 2c.s mel.Deite sobre os mariscos e junte também os rebentos de soja. Misture a massa.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Solha no forno com bróculos



Tinha cá umas postinhas de solha e queria fazer algo diferente. Por isso lá fui eu á procura de uma nova receita. Quando esta apareceu pareceu-me bem, até porque tinha um resto de bróculos cozidos no frigorifico. É uma receita que não é dificil e ficou boa e diferente do habitual..


alho q.b. ,1 c.sobremesa de amido de milho, 4 c.s azeite, 500 gr bróculos, 1cebola, 700 gr filetes de solha ( eu usei postas ), 3 dl leite,margarina q.b, 1c.s orégãos, pimenta q.b. , sal, 2c.s salsa, sumo de limão: q.b.

Tempere os filetes com sal, alho picado e sumo de limão e deixe repousar durante 30 minutos. Aloure a cebola no azeite, com a salsa picada, junte os filetes e passe-os dos dois lados. Retire o peixe com uma escumadeira e misture o amido de milho, diluído no leite, e os orégãos à gordura. Deixe ferver durante alguns instantes e junte as natas. Tempere com sal e pimenta. Num pirex untado, disponha os filetes e os brócolos, previamente cozidos, e regue com o molho. Leve ao forno para tostar levemente.
Aqui está à saída do forno. Acompanhei com arroz branco.

Massa com peru, cogumelos e molho pesto


150 gr massa a gosto, sobras de carne assada ( eu usei peru), 1/2 lata de cogumelos, 2 c.sobremesa cheias de molho pesto, 2 dentes de alho, 1C.S azeite

Desfie as sobras de carne.
Coloque os alhos no azeite numa frigideira e leve a alourar. Junte a carne e deixe alourar bem. Junte os cogumelos e salteie bem.
Coza a massa.
Junte a massa à frigideira. Junte o molho pesto e envolva bem.
Et voilá... está pronto. Uma receita inventada à pressão, mas que saiu muito bem...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bróculos ao vapor


Esta não é uma receita, mas sim uma sugestão. Outro dia fui ao Pingo Doce e vi este pacote de bróculos para cozer a vapor. Quando vi o modo de cozinhar vi que era muito simples.. Para quem gosta de coisas práticas esta é uma delas porque basta colocar o pacote cerca de 6 min no microondas e já está pronto... O único senão é que não estão temperados e só dá para temperar no final da cozedura. Mas para mim até só com um pouco de azeite já se comem bem...
Depois de cozidos ficam assim...

Fofo de peixe e cenoura



Este é também um pratinho fácil, daqueles que faço quando chego a casa depois do ginásio.. É um prato semelhante ao peixe espiritual, que ficava ainda melhor se não me tivesse esquecido de temperar...:) Para quem não gosta muito de pescada ( como eu) é uma forma boa de a fazer, porque fica bem disfarçada...

1 carcaça,100 ml de leite (utilizei a olho),1 cebola, 2 dentes de alho,50 g de azeite,2 cenouras grandes,50 gr de vinho branco,3 lombos de pescada ( eu usei filetes),1 gema,Sal, gengibre e pão ralado q.b.- as quantidades fiz mais ao menos a olho, aliás é o que faço isso muitas vezes, mas para vocês ponho as quantidades certinhas...

Tradicional: Coza o peixe. Desfie o peixe.
Demolhe o pão no leite e reserve.
Pique a cebol e os alhos. Leve a refogar no azeite cerca de 5 min.
Rale ou triture a cenoura e junte à cebola.
Junte o vinho e deixe refogar uns minutos para evaporar um pouco.
Junte o peixe e tempere. Deixe refogar uns minutos.
Junte o pão com o çeite e envolva bem. ( Eu triturei um pouco para ficar mais desfeitinho).
Coloque o preparado num pirex. Pincele com gema( eu não coloquei) e polvilhe com pão ralado. Leve ao forno para tostar.
Aqui antes de ir ao forno...



Acompanhei com bróculos cozinhados no microondas
Bimby: Demolhe o pão no leite e reserve. Coloque a cebola e os alhos no copo e programe 5 seg Vel 5. De seguida limpe as paredes do copo com a ajuda da espátula, adicione o azeite e programe 5 Min Temp 100º Vel 1.
Quando terminar o tempo coloque as cenouras cortadas grosseiramente e programe 5 Seg Vel 5. Limpe as paredes do copo e refresque com o vinho, programando de seguida 2 Min Temp Varoma Vel 1 para evaporar um pouco.
Coloque a Borboleta e adicione os lombos de pescada lascados, tempere com sal e gengibre a gosto e programe 5 Min Temp 100º Velocidade Colher Inversa.
Acrescente o pão com o leite e envolva com a espátula, de seguida coloque o preparado num pirex, pincele com a gema, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno pré aquecido a 200º durante 10 minutos ou até achar que está a seu gosto.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bolo de iogurte e canela


Hoje de tarde fui para a cozinha e lá me decidi fazer mais um bolinho. Desta vez escolhi este que vi no blog da Silvia. O bolo é muito saboroso mas parece que voltei a ter bolos " enqueijados"... De vez em quando lá acontece e continuo sem perceber porquê!!

300g de farinha sm fermento,250 gr de açúcar,50 gr de margarina,2 iogurtes naturais,4 ovos inteiros,1 colher de chá bem cheia de canela,1 colher de chá bem cheia de fermento

Numa tigela coloque os iogurtes, a margarina e o açúcar e bata muito bem. Junte os ovos, um a um batendo entre cada adição. Adicione a farinha, o fermento e a canela em pó, batendo sempre.
Verta a mistura para uma forma de silicone e leve a cozer durante 30 minutos em forno quente. Verifique a cozedura com um palito. Deixe arrefecer e desenforme, se quiser pode polvilhar com açúcar em pó.

Tarte rápida de legumes



Hoje cá em casa para o jantar tivémos sopa de agrião e uma quiche, a qual já não fazia há bastante tempo. Depois de muito escolher acabei por juntar 2 receitas e criar esta. É uma tarte fácil de fazer e que ficou muito saborosa.


Massa: 300 gr farinha, 100 gr margarina, 1c.chá sal, 1c. chá oregãos, 70 ml água ( pode também usar massa folhada ou massa quebrada de compra)
Recheio: 400gr mistura chinesa de vegetais, 150 gr fiambre em cubinhos, 100gr queijo ralado, 4ovos, 1/2 chávena de leite, 1c.sobremesa de farinha maisena

Para a massa basta amassar numa taça todos os ingredientes ou na bimby 15 segundos vel. 5. Unte a tarteira e estique a massa na forma.
Por cima espalhe o fiambre.
Leve a mistura dos vegetais ao lume numa frigideira com um pouco de azeite e deixe saltear 10min. Eu temperei com 1/2 cubo de caldo de legumes.
Espalhe os legumes sobre o fiambre e por cima o queijo. Bata os ovos. Dilua a farinha no leite e junte os ovos. Tempere.Deite na tarteira e leve ao forno até cozer.
Vai uma fatia?

Bacalhau com cogumelos



Hoje para almoço carnavalesco temos este almocinho feito pela minha mãezita e que me caiu tão bem depois de um pequeno soninho após algumas horitas de trabalho. A receita tinha bom aspecto e fica deliciosa.
Foi retirada da reevista cozinha semanal nº 373. E os ingredientes é de uma receita para 4 pessoas.
4 postas de bacalhau demolhadas, 50 gr farinha de trigo, 2 ovos, 2 dl azeite,1 cebola, 3 dentes de alho, 100gr cogumelos, 4 tomates maduros, 2 dl vinho do porto,3c.s pão ralado, 1 ramo de salsa picada

Corte as postas de bacalhau ao meio, eliminando as espinhas maiores. Demolhe o bacalhau em leite para o tornar macio durante umas horas. Depois passe-o pelo farinha e ovo batido. Frite em azeite. Escorra e coloque num recipiente para ir ao forno. No mesmo azeite refogue a cebola e os alhos picados. Junte os cogumelos e o tomate em pedaços. Deixe refogar até o tomate ficar macio. Regue com o vinho do porto e deixe ferver mais um minuto. Deite este molho sobre o bacalhau. Tempere a gosto. Polvilhe com pão ralado e leve ao forno 30min. Se desejar decore com salsa picada.
Cá em casa servimos com batata frita na actifry. Mas também poderá servir com batata cozida.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Waffles



Esta é uma receita já conhecida por muitos e a qual já ando há algum tempo para colocar. Finalmente cá está ela... É uma sobremesa ou um lanche maravilhoso, pelo menos na opinião de quem prova.


300gr farinha, 10gr fermento em pó, sal, 75gr açucar em pó , 100gr manteiga, 2ovos, 1/2l leite ( Também costumo colocar um pouco de açucar baunilhado ou umas gotas de aroma de baunilha- ficam mais saborosos)

Misture a farinha e o fermento numa taça. Faça um orificio e adicione o sal, o açucar, a manteiga derretida e os ovos. Dissolva lentamente juntando o leite.Deixe repousar 1 hora.
Na bimby pode-se bater tudo junto 20 segundos na vel. 9.

Aqui fica uma sugestão para os rechear...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Molotoff com creme de ovos




Uma vez que sobraram claras dos ovos utilizados para o bolo de bolacha tinha que fazer qualquer coisa com elas. O molotoff não é coisa que goste muito, mas o meu sogro adora. Por isso lá decidi tentar a sorte com o molotoff, sempre com medo que ele fosse abater quando saísse do forno. Mas correu bem . Não é muito grande porque as claras eram pouca, mas acho que não me saiu mal...

Para o Molotov: 6 claras ( juntei mais duas às que tinham sobrado), 6 colheres de sopa de açucar,umas gotas de caramelo
Para o creme:150 g de açucar,2 dl de leite,1 colher maisena,2 gemas

Batem-se as claras em castelo firme, quando estiverem em castelo, junte o açucar pouco a pouco, contuinuando a bater, junta-se tembém umas gotas de caramelo, contiua-se a bater até ficar um suspiro firme.
Unte uma forma com canudo no centro com manteiga e polvilhe com açucar e coloque as claras.Alise levemente e leve a assar em banho-maria até ficar dourado. Desenforme depois de frio.

Creme: Bata as gemas com o açucar, junte a farinha maisena , vá colocando o leite aos poucos e mexendo. Leve ao lume até engrossar, mexendo sempre.
Coloque o creme sobre o pudim depois de frio.

Bolo de bolacha



Este foi o fim de semana para ir a casa dos meus sogros. E como já no último tinha prometido ao meu cunhado mais novo que lhe fazia bolo de bolacha e o prometido é devido cá está ele. É esta a receita que costumo fazer e até já a tinha dado a algumas pessoas. Sim leva bastante manteiga mas fica delicioso. E se é para abusar ao menos que seja a sério. Uma receita super fácil e que toda gente gosta...

4 gemas, 200gr manteiga, 150gr açucar em pó, café q.b, bolacha maria (também pode usar bolacha torrada)


Derreta ligeiramente a manteiga, de modo a não ficar totalmente liquida (Eu retiro a manteiga um pouco antes de modo a ficar mais mole e não a derreto par não ficar um creme liquido).
Faz-se o creme de manteiga pondo todos os ingredientes numa taça e batendo com a batedeira até obter um creme homogéneo. Depois de feito guarde no frigorifico cerca de 1 a 2 horas para ficar mais consistente e só depois monto o bolo.
Começa a montar-se o bolo: Molha-se as bolachas em café ( costumo usar café de máquina de filtro, mas como não tinha usei café soluvél). Coloca-se creme e depois novamente bolachas. E assim sucessivamente até se desejar.Leve ao frigorifico para as bolachas ficarem um pouco mais " sequinhas" e depois termine com uma boa camada de creme e decora-se a gosto ( eu usei missangas coloridas).

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Costeletas com queijo



Nos dias que venho do ginásio um pouco mais tarde escolho receitas fáceis para fazer. Esta é uma delas. Já não sei onde a vi, mas é deliciosa. Uma forma diferente de comer costeletas. Espero que gostem...

costeletas, azeite, alho picado, queijo ralado q.b, salsa picada

Tempere a carne com sal, pimenta e alho picado. Numa frigideira coloque um fio de azeite , alho picado (um dente de alho para cada costoleta). Salteie as costoletas dos dois lados e depois polvilhei com queijo ralado e salsa picada.Deixar o queijo derreter e estão prontinhas a comer.
Acompanhei com esparguete tricolor e salada de alface e tomate cereja.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Creme quente de maçã com gelado de baunilha



Esta é uma sobremesa muito fácil de fazer e possivel de fazer à última da hora. É uma sobremesa um pouco mais saudável que até os miúdos podem comer sem qualquer problema, até porque tem lá a frutinha...:)
É um quente e frio diferente e que fica uma delicia. É uma mistura que resulta muito bem. Pelo menos cá em casa gostámos bastante...
5 maçãs pequenas, 1 colher de sobremesa Rasa de Pudim baunilha,1/2 pacote de natas, açucar e canela em pó

Preparação tradicional: Corte a maçã em pedaços pequenos
Misturar as natas com o pó do pudim.
Colocar as maçãs num tacho e coloque por cima a mistura das natas. Leve ao lume até deixar cozer a maçã.
No final triturei um pouco do creme para não ficar tudo em pedaços grandes e obter assim um puré macio, mas deixando sempre uns pedacinhos de fruta.
Acompanhar com uma bola de gelado de baunilha..
O creme de maçã ficou assim...



Preparação BIMBY: Cortar a maça a gosto preferêncialmente em pedaços Pequenos
Misturar as Natas com o Pó de Pudim.
Colocar as Maçãs dentro da Bimby.
Colocar a mistura das natas por cima e Polvilhar com Açucar e Canela a gosto
Programar 8 minutos / 100º / Velocidade 1 - inversa.
Acompanhar com uma bola de gelado de baunilha.

Arroz de polvo


Este prato é feito por todos ou quase todos. Não tem nada de especial mas resolvi partilhar, e assim também ficam a saber que não faço só receitas novas...:) O único pormenor de diferente é o juntar de cravinho no tempero do arroz,

1 polvo,1 cebola, 3 dentes de alho, 3 c.s azeite, 1chávena de arroz,2 chávenas de água, salsa picada, sal,pimenta, cravinho, 2c.s polpa de tomate

Coza o polvo em água ( sem sal). Escorra e reserve a água. Corte o polvo em pedaços de tamanho a gosto.
Pique a cebola e os alhos. Coloque um pouco de salsa picada. Refogue em azeite.
Junte a polpa de tomate e depois o polvo cortado.
Junte depois o arroz e água em dobro da quantidade do arroz ( pus 1/3 da chávena de água de cozer o polvo e a restante água " normal").
Tempere com sal, pimenta e cravinho ( cá em casa uso bastante porque acho que dá um sabor muito agradável aos pratos). Deixe cozer. Polvilhe com salsa picada no final.
Servi com salada de alface.
Para algumas pessoas este arroz talvez possa parecer um pouco seco, mas cá em casa gostamos assim.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Chocos com cerveja



Cada vez gosto mais das receitas da Luisa Alexandra... Mais uma feita cá em casa e que ficou uma delicia. Muito fácil e que ficou muito saborosa, pelo menos com os choquinhos...

1 Cebola, 3 Dentes de Alho, 2 colheres (de sopa) de Azeite,400 gr. de Lulas ou Chocos ( eu fiz com chocos),1/2 cubo de Caldo de Peixe,1 colher de sobremesa de Farinha,1 colher de sobremesa de mostarda ,1/2 Cerveja pequena, coentros picados ( eu usei salsa)


Alourar a cebola e os alhos picados no azeite.
Junte os chocos partidos ao meio ou em tiras, deixar cozinhar em lume brando até estar opaco.
Numa tigela à parte dissolver a farinha, e a mostarda na cerveja e juntar aos chocos, ou lulas.
Temperar com um caldo de peixe, pimenta e noz-moscada e deixar cozinhar com o tacho tapado, sobre lume muito brando e mexendo de vez em quando, até os chocos estarem cozidos, macios e o molho bem apurado.
Se for necessário juntar um pouco de água quente.
Polvilhe com salsa.
Acompanhei com arroz branco e bróculos cozidos.

Gratinado de peixe



Esta receita vinha na embalagem dos medalhões de pescada, é muito fácil e para prato de pescada é muito boa. Apresento aqui o modo de cozinhar para a forma tradicional e na bimby. Estas quantidades fiz para 2 pessoas.


200 gr medalhões de peixe,Camarões descascados a gosto, 150 gr. de Massa a gosto,1 Caldo de Peixe,1 Cebola Pequena,2 Dentes de Alho,1 colher de sopa de azeite,1/2 pacote de Natas,1 Ovo,Queijo Ralado,Azeite q.b.

TRADICIONAL: Coza o peixe em água com sal, um fio de azeite e 1 cubo de caldo de peixe. Depois de cozido retire o peixe e desfie.
Na água de cozer o peixe coza a massa.
Pique a cebola e o alho. Refogue no azeite. Junte depois os camarões descascados ou miolo de camarão. Deixe fritar. Retire os camarões e reserve o molho que ficou.
Ao molho que ficou junte as natas e ovo. Mexa bem para uniformizar.
Num pirex coloque a massa, depois o peixe desfiado e o camarão. Regue com as natas e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno a gratinar e também para cozinhar o ovo.
Servi com salada de alface.




BIMBY:Colocar o copo meio de água com um fio de azeite, dois dentes de alho e o caldo de peixe.
Na varoma colocar os lombinhos de pescada, temperados com umas pedrinhas de sal.
Programar 10 min., vel. 1, temp. varoma.
No final do tempo retirar a varoma e colocar a massa dentro do cesto e este no copo, que já tem a água a ferver.
Colocar de novo a varoma e programar mais 10 min., vel. 3, temp. varoma.
No final deste tempo a massa já está cozinhada, bem como o peixe.
Reservar a massa dentro de um recipiente tapado.
Colocar no copo a cebola e os restantes dois dentes de alho e programar 15 seg., vel. 6.
Juntar o azeite, 2 min., temp. 100º, vel. 1.
Juntar os camarões descascados e dar mais 3 min., temp. 100º, vel. colher inversa (para não desfazer os camarões!).
Entretanto ir desfiando o peixe.
Retirar do copo os camarões salteados, mas manter o molho.
Colocar num pirex a massa, por cima os camarões e o peixe desfiado.
Ao molho que está no copo juntar as natas e o ovo.
Misturar durante 15 seg. na velocidade 5 e deitar este preparado no pirex.
Polvilhar com queijo ralado a gosto e levar a forno pré-aquecido a 200º a gratinar..
>

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Iscas de figado à portuguesa




Após a matança do porco neste fim de semana em casa dos meus sogros aparece uma coisa maravilhosa que só como nestas alturas: O figado. Quando era miúda e tinha que comer isto na escola, para mim era uma refeição de fome porque detestava. Hoje em dia, um pouco mais crescidinha adoro este pratinho. Além disso ainda soube melhor porque foi usada banha de porco que eu própria fiz em casa. Foi coisa que eu nunca me imaginei a fazer, mas se em vez da de compra puder comer algo mais caseiro. Por isso ontem quando chegámos a casa fomos tratar de a fazer...

0,5 kg figado de porco, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, 1dl vinho branco, 1 colher banha, 1 colher de azeite, 1colher de vinagre, 1c. chá salsa picada

Corte o figado em " iscas" fininhas e deite numa taça. Tempere com alhos esmagados, sal, pimenta, louro e vinho branco. Deixe assim algumas horas.
Deite a banha na frigideira juntamente com o azeite e deixe aquecer. Frite o figado. Logo que esteja a seu gosto junte o tempero que ficou na taça e deixe ferver mais um minuto. Adicione o vinagre, mexa e deite na travessa. Polvilhe com salsa picado.
Sirva com batata cozida ou frita.