segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pão de Jamon ( Venezuela)





Esta é uma receita venezuelana que foi dada por uma colega minha de curso que nasceu e viveu lá alguns anos. É uma receita muito boa, pois a mistura do doce com o salgado resulta muito bem. Esta receita foi feita pela minha mãe, que é a especialista da família na arte dos salgados..:)

4 copos e 1/2 de farinha, 1 c.s fermento, 1/2 c.s sal, 2 c.s açucar, 1 copo de água, 3 c.s azeite, 100 gr manteiga, 2 ovos, 1 lata de azeitonas verdes sem caroço( desta vez usou pretas), 1 embalagem de passas, 300 gr fiambre ( desta vez usou presunto)

Aqueça a água até ficar morna e dissolva o fermento.Deixe fermentar e junte a farinha, os ovos, a manteiga derretida, o sal, o açucar e o leite. Amasse bem. Coloque a massa num recipiente de vidro, cubra e aguarde que cresça.Quando estiver levedado, amasse para retirar o ar e estenda-a com o rolo.Quando estiver esticada(até obter uma camada fina) unte-a com a restante manteiga e coloque o recheio: as azeitonas, as passas e o fiambre.Enrole e nas extremidades feche fazendo uma prega para dentro. Deixe repousar e pincele com ovo batido misturado com 1colher de água ou com açucar amarelo dissolvido em água.Leve ao forno.


2 comentários:

A vossa opinião é importante para mim. Deixem o vosso contributo acerca dos meus ensaios... Beijocas e voltem sempre!!